quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UMA CAMPANHA DE NATAL DEVE SER UM BOLO REI SEM FAVA



Estamos a atravessar uma altura de grande frenesim de compras, onde todas as lojas “combatem” entre si para a obtenção da atenção das pessoas. Pequenos detalhes podem fazer a diferença. E tendo essa premissa em mente realizamos o artigo desta semana e damos algumas dicas de como “enfrentar” a altura de Natal e montar uma estratégia eficaz.

Nesta altura existe uma natural abertura para compras. É quase senso-comum associar-se Natal a compras – portanto o primeiro passo para a chamada de atenção do cliente está dado e é inerente. Toda a gente compra... do mais simbólico presente até ao mais extravagante. Aproveitemos esta altura de felicidade e fraternidade para criar uma onda positiva de Natal e deixar que a magia entre no espírito das pessoas – isto favorecerá a compra.

Por outro lado, a conjuntura económica que atravessamos faz com que as promoções sejam encaradas como algo de valor, e que, de facto, incentivam à compra. Aproveite esse facto e, por exemplo, junte algum serviço extra ao que normalmente oferece. Complemente isso com embalagens de Natal, ter a loja bem decorada e apelativa, ao mesmo tempo que se integra com a iluminação de rua e com todo o ambiente que se vive nesta altura do ano. Isto, se bem feito, resultará certamente em êxito. Invista nesta decoração e verá como o retorno aparecerá. Quem não adora as luzes cintilantes, as montras decoradas, o Pai Natal, as renas, as cores...? Então já percebeu o quão importante isso é - espalhe magia. É o conselho de quem já realizou um sem número de campanhas de Natal!

Apele ao lado sentimental, à união familiar e aos valores que, normalmente, estão associados a esta época, isto é logo meio caminho andado para o sucesso. Repetimos, para que não se esqueça: O Natal é uma época mágica.

Como a inovação faz parte da equação, porque não a criação de uma Xmas Week? Numa tónica semelhante à Black Friday. Aproveitar essa predisposição natural para as compras e usar uma estratégia de preço mais agressiva. Poderá ser uma ideia a ser explorada.

Concluindo, o Natal é uma época especial e com imenso potencial de negócio. Crie o estímulo certo e veja a sua marca reconhecida, obtenha a maximização de recursos que precisa... seja criativo e pro-activo, não fique à espera que o Pai Natal lhe desça pela chaminé!



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

5 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE UM LOGO PERFEITO


Sabia que o logotipo é um dos instrumentos de comunicação mais importantes de uma marca? Neste artigo apresentamos-lhe algumas dicas para que tenha um logo que cause impacto e seja memorável!

1 – Planeamento e criatividade
Numa primeira fase é necessário realizar um estudo sobre a concorrência... conhecer o mercado é muito importante para se perceber aquilo que já foi feito e como foi feito.
O brainstorming é crucial nesta etapa. Isso ajuda a estruturar o pensamento e a deixar a criatividade fluir. Aconselhamos a que seja feito em grupo, na medida em que “duas cabeças pensam melhor que uma”.
Devemos usar a máxima do “keep it simple” e focar-nos nos valores da marca e naquilo que ela pretende transmitir. É fundamental fazê-lo, pois só assim será possível uma simbiose perfeita entre logo e marca.

2 – Formas e formatos
A escolha da forma deve ter em conta diversos tamanhos, utilidades e diferentes tipos de suporte. Deve ser legível e fazer sentido, no mais pequeno dos suportes até ao maior dos outdoors. Tenha muita atenção a este aspecto pois ele irá definir a aplicabilidade do seu logotipo e muito do seu sucesso.
Pense em marcas como a Nike ou a Coca-Cola que apresentam logotipos bastante simples e que toda a gente reconhece. Simplicidade e funcionalidade.

3 – Tipografia
É, talvez, a tarefa mais árdua para um designer... a escolha da tipografia adequada. A variedade é tanta que é muito fácil a queda no abismo. Nunca seleccione duas tipografias diferentes para o logo... teste, teste e teste. Não tenha medo da tentativa-erro e vá partilhando o seu trabalho para que possa ter outras opiniões. Normalmente, com a experiência, sensibilidade e bom senso o trabalho “corre” com mais facilidade e a harmonia e construção tornam-se processos mais simples e menos morosos. Ainda assim, tenha em atenção que nem toda a gente possuí estes requisitos.

4 – Selecção cromática
A selecção de cores é algo bastante difícil e trabalhosa. No entanto, é algo fundamental e define o sucesso ou insucesso do logo, no que diz respeito ao seu impacto e como elemento difusor da mensagem da marca. Evite as cores demasiado fortes e opte por aquilo que faz mais sentido dentro do seu segmento e ideia da marca. Por vezes, a utilização de uma só cor é o melhor. No entanto, lembre-se que as cores despertam diferentes sensações nas pessoas e têm uma associação psicológica inerente. É interessante saber “jogar” com isso.

5 – Seja original e transmita os valores da empresa
Mantenha-se fiel ao que a marca representa e ao que quer transmitir. Não use e abuse de artifícios ou efeitos. Com a panóplia de efeitos que, hoje, temos acesso é muito fácil cair no erro de “querer mostrar” que se sabe fazer. Não vá em modas e no que a tendência actual indica. Pense mais à frente pois o seu objectivo é que a sua marca perdure e não que seja algo momentâneo... se vai seguir todas as “modas” irá ter que mudar demasiadas vezes o logo e isso não é benéfico para que a sua marca seja memorável e facilmente reconhecida. Marque a personalidade da sua empresa.

Não se esqueça dos objectivos que o logo
tipo tem: representar a marca, criar impacto, ser memorável e resultar em mais vendas. Como tal, não deverá ser menosprezado e deverá ser trabalhado por profissionais competentes, que garantem resultados e que ajudam a sua marca a crescer e a ter a notoriedade desejada.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ERROS A EVITAR PARA TER UM EVENTO DE SUCESSO


Alguma vez se questionou porque é que o seu evento não correu tão bem se tinha tudo para dar mais que certo? Aqui podemos ter a explicação para isso. Podem haver alguns erros que esteja a cometer sem se aperceber. 
Apresentamos, em seguida, uma lista dos que consideramos mais importantes:

1 – Briefing
Se por ventura tiver de passar o briefing do seu evento a alguém (colaborador, ou alguma empresa especializada em eventos), não oculte nenhum pormenor. Mesmo que considere que determinada informação seja irrelevante, a verdade é que pode ser essencial e pode condicionar o sucesso do evento. Todas as informações são muito muito importantes para que o evento corra bem.

2 – Preparação do evento
Na preparação do evento deve ter em conta o espaço físico do evento. Desloque-se ao local ou envie uma equipa de confiança que analise todos os detalhes do local e perceba tudo o que é necessário para a presença da sua marca, naquele evento e naquele espaço (pontos de luz, pontos de fixação, medidas, sistema de som e imagem, entre outros). Tudo deverá ser analisado ao detalhe, sob pena de algumas situações não serem salvaguardadas e depois, no último momento, seja necessária a resolução de problemas a minutos no início do evento e que poderiam ser facilmente evitáveis com um bom planeamento.
Outro erro comum é não se ter em conta o público do evento e não se trabalhar para ele. Devemos saber ouvir e ter o foco no que realmente interessa ao cliente, o que identifica a marca e evitar o gosto pessoal. 

3 – Comunicação 
Uma deficiente divulgação resultará num desperdício de um bom trabalho. Aposte bastante neste item antes, durante e depois do evento. 
Tenha atenção aos brindes! Mesmo que acredite que este será um investimento disparatado, pense nas vantagens que podem trazer à marca. Têm é de ser brindes úteis! Muitas empresas optam por não colocar brindes à disposição das pessoas. Isso poderá ser um erro, na medida em que o brinde, fará com que a marca acompanhe a pessoa depois de sair do evento.

4 – Evento
Tornar o produto ou serviço tangível será sempre o melhor caminho. As pessoas gostam de sentir, ver e experimentar – uma experiência memorável criará impacto e tornará a marca reconhecida e recordada. Fale, apresente, convide a experimentar, demonstre que o seu produto é bom e que é relevante. Comunique-o de forma criativa.

5 – Pós-Evento
Aqui acontecem muitas vezes falhas que poderiam ser facilmente evitáveis. A ideia generalizada é que o trabalho finaliza com o evento e não é verdade. É Fundamental recolher feedback. Saber ouvir e aprender com isso é imperativo. Os erros que normalmente acontecem, dá próxima vez, poderão ser evitados. 
Partilhar os resultados (com fotos ou vídeos) são aspectos fundamentais para um follow-up sério e correcto.

A preparação de um evento é algo que requer muito trabalho de preparação e atenção aos detalhes.. Normalmente, exige uma mobilização grande de recursos mas é um veículo de comunicação muito importante para qualquer empresa ou marca. 
Todos estes erros devem ser evitados para que o seu evento seja um verdadeiro sucesso!!! Para si, para a marca e para quem participa.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN NO PONTO DE VENDA


Todos sabemos que a probabilidade de se desejar uma coisa bonita é gigante! Pelo menos, não nos lembramos de algum dia termos desejado uma coisa feia (mesmo que o conceito de beleza não seja igual para todos). No ponto de venda é assim que funciona. O que é bonito vai despertar nas pessoas o desejo pela compra.

Quer seja, numa grande superfície ou multimarca (gondola, linear, expositores, etc), layout de loja, fachada, suporte digital, e-commerce, sites de compra colectiva… o Design é a área responsável por criar esse desejo. No entanto, não é apenas o efeito estético e visual que é importante na motivação das pessoas à compra. É obrigatório que exista também funcionalidade e conteúdo no que se está a criar. O conjunto destas três características é que será decisor na interacção das pessoas com a marca, definição do posicionamento, etc.

Tem de ser funcional, na medida em que seja realista, exequível a nível orçamental (temos de ser capazes de optimizar um projecto dentro dos limites financeiros de um cliente), que seja de fácil aplicação e que a mobilidade da peça em questão seja viável.

Na perspectiva de conteúdo, o designer tem de ter a capacidade de comunicar devidamente a mensagem da marca, algo que seja relevante diferenciar ou até mesmo transmitir os valores ou competências da marca/empresa.

Conclusão, este tipo de design completo não deve ser deixado de parte. Deve ser interpretado como um investimento que pode ter um retorno até muito rápido.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

3 DICAS PARA TORNAR O SEU STAND DE MARCA MAIS APELATIVO


Muitos de nós já fomos a feiras ou eventos e percebemos que existem diversos stands onde as marcas se dão a conhecer a si, a determinado produto ou serviço. Num espaço onde todos se querem destacar, por vezes, alguns pormenores podem fazer a diferença e fazer com que uma marca (neste caso um stand) sobressaia. Este artigo tem, precisamente, o intuito de apresentar algumas dicas, baseadas na nossa vasta experiência, para alcançar o sucesso nesse tipo de situações:

# Design do Stand
O design deve ser apelativo e a selecção cromática deve ter um cuidado extra. Ter uma imagem grande e visível a grande distância pode ser uma estratégia mais eficaz que ter vários pontos de texto ou várias imagens espalhadas. Um bom slogan fará a diferença. Keep it simple.

# Experimentar o produto/serviço
As pessoas deverão ter a possibilidade de tocar, mexer, sentir, ver, ouvir... o produto. É essencial que este esteja disponível para ser tangível - irá atrair as pessoas pelo buzz que irá gerar. A experiência deverá ser memorável, para que a pessoa “leve a marca na cabeça”. Se juntarmos a isto a distribuição de alguns brindes ou amostras este aspecto será maximizado.

# Comunicar bem e no tempo certo
Finalmente, mas não menos importante, são as pessoas que selecciona para representar a sua empresa. Devem ser pessoas bem instruídas para a função, experientes, simpáticas, comunicativas e capazes de responder às dúvidas que possam surgir. É importante terem a habilidade de dar a conhecer o produto ou serviço de forma criativa, interessante e ter bem presente os objectivos da empresa e daquela acção em particular. Lembre-se que é a imagem da sua empresa que está ali representada. Descurar este ponto poderá ser fatal para toda a estratégia e redundar num tremendo fracasso.

Podemos então concluir que todos estes pontos são pedras basilares para a obtenção de sucesso na sua acção de comunicação. Estão interligados entre si e são complementares, confiando a cada um deles uma importância capital. O facto de dar menos atenção a um ou a outro aspecto poderá fazer com que uma ideia de sucesso se transforme numa ideia mal comunicada, levando-a ao insucesso.


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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

COMO COMUNICAR BEM


No mundo global em que vivemos e com um mercado imensamente competitivo, uma marca tem que saber sobressair nos diversos meios, tendo em conta aquilo que realmente quer representar. As formas de comunicação são imensas e podem ser above ou below the line, que basicamente significa utilizar ou não utilizar os media para comunicar.

A marca tem que conhecer o seu público e adaptar-se às suas exigências. Há que saber usar as potencialidades que cada meio oferece, e saber enquadrá-las e ajustá-las devidamente aos dados recolhidos.

Não chega bombardear as pessoas com publicidade pura e dura (por exemplo spots publicitários, pouco chamativos, que são repetidos até à exaustão). Se for mal segmentada ou excessivamente maçadora não irá sortir o efeito que pretendemos.
Saber dosear, repartir (pelos diversos meios) e ser certeiro é aquilo que se exige a uma marca que se quer mostrar, crescer ou mesmo manter.

No entanto, a evolução tecnológica, além de ter facilitado a comunicação, por outro lado também lhe criou alguns obstáculos... exemplo disso é a publicidade televisiva. Será que este método mantém a mesma eficácia de outros tempos? Ou será que as gravações automáticas não contribuíram (ou estão a contribuir) para uma mudança paradigmática neste campo?

Não queremos tirar o lugar aos meios de comunicação mais tradicionais, mas será que com a evolução da tecnologia, globalização e tendência para a utilização do online devemos utilizar esses meios da mesma forma? São várias as interrogações que têm surgido e que para muitas delas ainda não se encontrou uma resposta concreta…

Mas há outras questões que claramente sabemos responder, e sabemos que resulta.
Como podem as marcas contornar questões como estas?
Com Criatividade. Foi sempre na dificuldade que a criatividade se aguçou e as melhores ideias surgiram, num mundo cada vez mais exposto a estímulos comunicacionais. Criar impacto nunca foi tão fundamental.

E são estes estímulos que temos de ler, ouvir, entender e essencialmente responder.

Por exemplo, estar cada vez mais próximo das pessoas ou o boca-a-boca manter-se-ão prioritários ou ficarão para segundo plano?
Para responder a essa pergunta basta lembrar-se da felicidade (consciente ou inconsciente) que sente quando é surpreendido(a), quando lhe oferecem alguma coisa que o/a identifica na perfeição e que vem mesmo a calhar (sempre com muito cuidado para não ser intrusivo), quando começa a ver as primeiras montras e decorações de Natal, quando sente que a marca o conhece perfeitamente…tantas formas de manter uma ligação entre pessoas e marcas. É ou não é eficaz?

Por outro lado, nunca procurou ouvir um conselho de um amigo ou familiar sobre determinado produto? Pense bem…se nunca houve nada que comprou porque alguém lhe disse que era óptimo e que valia mesmo a pena! Claro que sim! Imensas coisas!!!

Com efeito, o que escrevemos, a forma como o fazemos, as imagens que seleccionamos, a descrição que utilizamos, os vídeos ou gifs são desafios constantes para a manutenção do interesse das pessoas. Aqui, podemos afirmar que usando bem essas ‘armas’ e instrumentos de comunicação é meio caminho andado para alcançar o sucesso.

Concluindo, todos os gestos, todos os passos e todos os suportes apresentam as suas vantagens e soluções... O que faz uma marca comunicar melhor ou pior é a forma como usa esses recursos e para quem os usa – criatividade, proximidade e conhecimento do público são os pontos chave.


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quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PORQUE A IDENTIDADE DA MARCA É TÃO IMPORTANTE?



Criar um posicionamento imediato não é possível. O posicionamento é um processo que se vai construindo, é contínuo e tem um papel determinante na decisão de compra de um produto ou serviço. Nesse processo a identidade visual é das características mais importantes, se não a mais importante para a identificação de uma marca, serviço ou negócio pelo seu público-alvo.

A identidade visual, como o próprio nome indica, representa visualmente uma marca numa só imagem ou símbolo gráfico – o logótipo. Onde o nome, o conceito e as características da marca ou produto, ficam bem vincados pela selecção das cores, grafismos e tipografias utilizados.

No entanto, uma marca não pode ser comodista e ficar-se por aqui. Pois apenas uma boa imagem não garante vendas, não garante objectivos, não garante o posicionamento desejado. Precisa de conquistar o público-alvo para se tornar numa marca imprescindível e essencial na vida do consumidor.

Para tal, é essencial comunicar essa identidade, essa imagem. Se uma marca não comunica, não “existe”, o consumidor final não a conhece. É importante enviar sinais ao público-alvo com o objectivo que a Marca lhe fique na memória. 

Na próxima semana abordaremos várias formas de comunicar uma marca.


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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

IDEIAS VS ÉTICA VS MUITAS OUTRAS COISAS

Ideias….para que vos queremos?! - Geralmente, para obter sucesso. 
Então e se for uma ideia que já existe, já foi aplicada, e correu bem? É ouro sobre azul. Sucesso garantido e sem trabalho.

Recentemente, passámos por isso. Uma ideia nossa replicada, e não implementada por nós. O que nos levou de imediato a pensar milhares de coisas. Será que não gostaram? Será que correu mal? Onde é que falhámos? Mas nenhuma destas questões fazia sentido perante aquele cenário e sabendo de todos os elogios que tínhamos recebido.

Questionámo-nos ainda se teria sido uma questão orçamental.. Não, também não fazia sentido. Então se tínhamos todos os materiais necessários para a acção e preferiram investir outra vez em materiais IGUAIS…não era uma questão orçamental.

Pelo menos podiam ter ido mais além, podiam ter tido a capacidade de incrementar a acção, aperfeiçoa-la…quiçá! Mas nem isso! Aquela ideia e aquela acção foi TÃO BOA, que tentar aperfeiçoar ainda estragava.
E toda uma panóplia de questões surge…e deixamos que surja na cabeça de cada um. 

O grave é que é um mal geral do nosso País e não de ninguém em específico. Não passam de situações por muitos consideradas oportunidades…mas que na verdade são nada mais, nada menos que oportunismo. 
E é aqui que entra a ética ou a falta dela.
Poderíamos ficar aqui horas a dissertar sobre esse tema, mas preferimos terminar com esta maravilhosa citação:
“O uso da ética no seu dia-a-dia pode ir muito mais além do que você imagina, suas acções influenciam o ambiente ao seu redor.” 

Concluímos que um trabalho de sucesso não desaparece da mente das pessoas, fica sempre ali a ‘martelar’ à espera de uma outra data para ser aplicado de novo, e que realmente importa e diz muito sobre as pessoas e sobre as organizações a forma como é feito pela segunda vez.

É com orgulho que marcamos a diferença e ajudamos as marcas. É com a nossa consistência e experiência que não deixamos nem fazemos nada ao acaso. 


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quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DESIGN DO CONDOMÍNIO

A nossa casa é um local sagrado e como tal temos que zelar por ela da melhor maneira. A Q'ria Ideias certifica-se disso e a Razão & Ideias também. Daí que tenhamos transformado a HOMEpage da marca.

Sendo assim, com a nossa vasta experiência em design e com a nossa procura incessante de muito mais que boas ideias, construimos o layout do novo website da Razão & Ideias. Este trabalho tornou-se um desafio interessante uma vez que, dada a natureza do negócio, pois, rapidamente, se poderia ser algo demasiado informativo ou taxativo. Descomplicamos e demos um impulso importante para que tal não acontecesse e promovemos um refresh da sua imagem, tendo ido ao encontro do objectivo do cliente e que resultou na actualização da imagem da empresa e auxílio da sua chegada ao consumidor. 


A Razão & Ideias é uma empresa de gestão de condomínios, que nasceu em 2002 e que se encontra em processo de expansão, fruto da busca cada vez mais exigente e da falta de tempo que a sociedade actual apresenta.

Em suma, mais um cliente satisfeito!



Mais informações sobre este trabalho e sobre a marca disponível em:
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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MODA EM PONTO PEQUENO

Os adultos de amanhã também merecem a nossa atenção e como tal dedicamos-lhes o artigo desta semana, sobre o Atelier des Enfants.


A moda infanto-juvenil tem apresentado um crescimento exponencial e cada marca ou cada loja, mais do que nunca, terá que se diferenciar para ser reconhecida - uma boa montra facilitará esse aspecto. Foi esse apontamento que, com o nosso know how e experiência em montras, ajudamos o Atelier des Enfants a alcançar.

A excelente colecção Outono/Inverno da marca, aliada às tendências gerais para essas estações, tornaram o nosso trabalho mais harmonioso e versátil, como, alias, é nosso apanágio.


O Atelier des Enfants, que foi fundada em 2006, trabalha em parceria com marcas de referência na área da moda juvenil, tais como: Catimini, Kenzo, Levi's, Absorba, Lili Gaufrette,  Jean Bourget, Little Couture e IKKS, que o torna uma paragem obrigatória para quem quer manter, os seus “mais que tudo”, sempre na moda.

Mais informações sobre a montra e sobre a marca disponível em:
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