quinta-feira, 7 de julho de 2016

COMO FAZER UM VÍDEO DE QUALIDADE

O vídeo tem ganho uma preponderância cada vez maior na comunicação das marcas. Isso poderá estar relacionado com o crescente interesse que as redes sociais tem dado a esse tipo de meio de veiculação de informação. O aumento da duração dos vídeos no Instagram e o inicio da disseminação do directo do Facebook são exemplos que legitimam essa observação - o número geral de interacções é maior neste tipo de suporte comunicativo. Então é importante que as marcas se saibam adaptar a esta nova “moda”. O mundo hoje pede um maior volume de informação num curto espaço de tempo e o vídeo é a melhor resposta a essa necessidade.

Com efeito, a questão que se coloca é: como o fazer um conteúdo de vídeo apelativo e que se destaque da concorrência? Nesse campo nós podemos dar uma ajuda, ora veja:

- Planeamento
É importante, como em tudo, uma preparação detalhada da ideia e da sua execução prática. A criatividade é essencial, mas ter a noção dos recursos disponíveis é fundamental para que as suas expectativas não sejam defraudadas. A inclusão de um storyboard é uma óptima forma de sistematização de informação e de simplificação do processo de captura da imagem – será conveniente que o storyboard seja o mais detalhado possível.
A selecção do material a ser utilizado não deverá ser negligenciado. Dependendo do objectivo, ele poderá ser apenas um smartphone ou então uma câmara de topo e um conjunto de instrumentos de captação de áudio ou então algo entre estes dois extremos – tudo é possível.
Saiba bem aquilo que quer comunicar, qual o objectivo final do vídeo, a que público se destina e onde irá ser filmado/produzido e divulgado.

- Execução
O vídeo pode requerer captação no local ou não, dependendo da finalidade e da forma como se quer passar a mensagem. Poderá ser uma animação, uma selecção de imagens que estão disponíveis online ou uma captação de imagens “in loco”. Aquilo que é fundamental é seguir o que fora previamente definido e divergir o mínimo possível desse plano - sob pena de os custos poderem ser mais elevados.

- Edição
Aqui está a parte onde a criatividade tem que imperar. Uma boa edição é que vai catapultar o vídeo para um nível profissional – é este aspecto que faz toda a diferença entre um bom vídeo e um vídeo  de excelência. Siga o storyboard à risca, ou pelo menos tente segui-lo – ele foi feito e aprovado por algum motivo!
A escolha do áudio que irá acompanhar a imagem também é muito importante. Poderá ser música ou até mesmo o áudio captado em conjunto com a imagem. Tudo depende daquilo que se pretende.

- Divulgação
Tenha atenção ao local onde irá expor o seu vídeo. Isso deverá ter sido previamente pensado, uma vez que deveria ter sido em conta aquando da sua captura e edição. Não é a mesma coisa fazer um vídeo para as redes sociais, ou um vídeo institucional ou para ser divulgado num evento. Cada um desses tipos obedece a uma estética diferenciada.

- Resultados
Avalie os seus resultados e perceba a eficácia que o seu vídeo teve. É muito importante para saber se resultou ou não, indicando-lhe um caminho a seguir numa próxima investida nesta área. Pode não ser um processo muito fácil de se fazer de uma forma directa. Ainda assim, se o vídeo for colocado numa rede social a medição dos resultados torna mais simples essa recolha de estatística.

Podemos então concluir que a conjugação de todos estes factores vai resultar num vídeo de excelente qualidade e que comunicará de forma fantástica a sua marca. Aproveite os recursos que tem à sua disposição e trabalhe com os melhores. É a melhor garantia para ter os melhores resultados!




Sem comentários:

Enviar um comentário