Quem tem crianças na família sabe como elas são muito influenciadas pelo discurso publicitário e pelas marcas. Não serão poucas as vezes em que uma simples ida ao supermercado pode ser um grande problema! Ainda assim, como eles representam os nossos consumidores de hoje e do futuro, as marcas dão-lhes uma grande importância.
Então, seguindo esta linha de pensamento, podemos concluir que as crianças são excelentes consumidores e “influenciadores” de opinião para os pais, o que para as marcas é magnífico.
Fonte: revistadevinhos |
As cores, as formas, as personagens, as boas histórias, as palavras familiares... Mantêm as crianças atentas e interessadas. Isto faz com que as marcas saibam que têm uma audiência atenta, conhecedora, eficaz e com muita memória (para o presente e futuro) – quem não se lembra de muitos anúncios da sua infância ou dos produtos e marcas que adorava e costumava ter e consumir? Muitos deles ainda existem hoje e muitos deles ainda são consumidos por si desde essa altura. Quem nunca sentiu a alegria de ver que determinado produto ou brinquedo da sua infância voltou a aparecer ou simplesmente o encontrou por acaso numa qualquer prateleira de supermercado?! - “EII!! ISTO VOLTOU :D”.
Fonte: descontos |
Com efeito, as crianças costumam ser fiéis às marcas que as cativam, criando mesmo fortes ligações com elas. Isso acontece porque o discurso e a imagética publicitária remetem para um universo fantástico e para um mundo de brincadeira que as crianças normalmente vivem e associam como positivos. No fundo, para eles, a publicidade é uma espécie de extensão das brincadeiras que vivem no dia-a-dia ou que vêem nos desenhos animados.
Com tudo isto e com esta simplicidade aparente, poderá pensar que é muito fácil convencer as crianças. Não poderia estar mais errado!
A publicidade para o sector infantil tem que ser muitíssimo trabalhada e tem que estar especialmente atenta aos pormenores e subtilezas. É necessária uma grande imaginação e domínio da linguagem (escrita, falada e imagética). É preciso ter sempre em mente que as nossas crianças são um público extremamente exigente e altamente desafiante!
Fonte: superindustria |
Posto isto, percebemos que o discurso apelativo e emotivo são eficazes instrumentos ao serviço da publicidade infantil. Entendemos também que os consumidores “de palmo e meio” são um forte aliado das marcas, quer como decisores directos da compra ou como influência da opinião dos outros.
Afinal de contas nós fomos, somos e seremos sempre consumidores!
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