quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

SAIBA COMO FAZER UMA EXCELENTE CAMPANHA MARKETING DE GUERRILHA


Primeiro é importante começar por definir o que é Marketing de Guerrilha. Jay Conrad Levinson, pai do conceito Marketing de Guerrilha, define-o da seguinte forma: 
“achieving conventional goals, such as profits and joy, with unconventional methods, such as investing energy instead of money” (http://gmarketing.com/).
Ou seja, alcançar os objectivos de uma forma “fora do convencional” e onde seja gasto pouco dinheiro/recursos.

Posto isto, podemos concluir que é uma óptima estratégia para as empresas mais pequenas, que geralmente têm um orçamento mais reduzido. Uma boa estratégia é criar algo que não se assemelhe a um anúncio tradicional, deve antes ser inovador e causar impacto! Mas vamos por partes:

Planear tudo de forma detalhada é o caminho do sucesso. Calcule bem os riscos mas não deixe de tentar provocar choque com a sua acção de guerrilha.
Deve, também, aproveitar a forma de objectos que já existem, aproveitar espaços ou jogar com perspectivas. Por exemplo, usar o quotidiano como forma de inspiração ou forma de actuação. Túneis do metro, paragens de autocarro, bancos de jardim, postes de electricidade, passadeiras, árvores... as hipóteses são infinitas.














Outra estratégia que poderá explorar são os flashmobs ou campanhas virais. Os primeiros tendem a surpreender toda a gente e, geralmente, são alvo de filmagem e partilha. O que é diferente causa sempre espanto e numa sociedade como a que vivemos a necessidade de partilha é ainda maior. As campanhas virais entroncam um pouco nesta questão; ou seja, deve existir uma tentativa de incentivo a que algo se espalhe por si mesmo e que gere buzz, cortando nos custos da promoção e distribuição.

Por outro lado, ter uma boa relação com os media e/ou bom engagement nas redes sociais vai fazer com que a sua campanha tenha mais probabilidades de sucesso. Gerar o tal buzz e “passa a palavra” são muito úteis para que a mensagem passe e chegue a um grande número de pessoas, tornando a estratégia de guerrilha num sucesso! O boca-a-boca é algo que acontece muito neste tipo de marketing que pela sua natureza tende a criar espanto, logo é mais passível de ser partilhado e comentado pelas pessoas. Além da eficácia é também uma estratégia que não custa dinheiro (directamente).

O marketing de guerrilha é um instrumento muito forte e capaz de promover resultados muito vincados. É uma poderosa arma que deve ser usada de forma estruturada e sábia. Não se esqueça que é uma maneira de equilibrar o jogo a favor dos pequenos e tornar o mercado mais agitado e volátil.


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