quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM MARCAS


É obrigação de qualquer empresa retribuir à comunidade. “Saber dar de volta” é algo que deveria ser prática comum, não só nas empresas como em todas as áreas da sociedade. No fundo, somos todos seres humanos e todos devemos lutar para que exista um nivelamento maior no mundo em que vivemos, sob pena de um dia ele se tornar caótico, descaracterizado e efémero.

Esse labor em prol do próximo é algo que traz, de forma inerente, benefícios também para as empresas que têm uma política de responsabilidade social – é o aliar do útil ao agradável. Vejamos aqui alguns exemplos:

1 – Aumento da reputação da marca
Logo à partida é extremamente fácil perceber que práticas de Responsabilidade Social trazem ganhos de imagem para qualquer empresa. Os clientes e as pessoas em geral passam a olhar de maneira diferente para uma estrutura que apoia causas relevantes e que dá de volta parte daquilo que recebe ao ajudar a comunidade em seu redor ou o mundo em geral. Isto é também importante ao nível dos próprios colaboradores da empresa, que passam a ter ainda mais orgulho de representar uma empresa assim.

2 – Engagement
Obviamente que com práticas responsáveis existirá um aumento das interacções e buzz em volta da marca. As pessoas têm tendência a associar-se e a dar muito valor a estas causas, principalmente em Portugal (que felizmente é um povo muito solidário). A marca vai ser falada de forma positiva e muito para além do seu produto (bom produto, hoje em dia, já não é suficiente para conquistar o mercado). Terá mais hipóteses de captar a atenção dos media e ser, de certa forma, “publicitado” - em última instância isso poderá resultar num incremento das vendas (ainda que isso não deva ser o foco principal quando se pratica Responsabilidade Social).
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3 – Mais clientes
Como já foi dito, a adopção de boas práticas poderá levar a que mais pessoas passem a seguir a nossa marca, a comprar e a ter uma imagem e relação cada vez mais positiva com a empresa. Com mais clientes a empresa crescerá de uma forma positiva.  

4 – Destacar-se da concorrência
Ter esta atitude levará a que se distinga da concorrência e que tenha uma grande mais-valia do seu lado. Num mundo tão competitivo cada pormenor fará a diferença. Este é mais um motivo que leva as pessoas a optarem por esta ou aquela marca. Se a imagem for de uma empresa socialmente responsável e com uma atitude positiva perante a comunidade tenderá a ser mais fácil que o consumidor opte pela sua marca e não pela do concorrente. Tome a dianteira, demarque-se e faça com que as outras empresas “andem atrás de si” e não o contrário – as pessoas saberão distinguir quem o faz por pura e simples publicidade ou até porque o seu concorrente também o fez.

Quando falamos de Responsabilidade Social a única preocupação, de quem a pratica, deverá ser apenas a de ajudar o outro. Não deve, de todo, existir um aproveitamento desta situação, sob pena de existir uma descredibilização total e absoluta da marca. 
Pense na Responsabilidade Social como algo positivo para a sociedade em geral e para a sua marca em particular.


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