quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O QUE NOS LEVA A COMPRAR?


Quando pensamos em comprar algo a primeira razão que encontramos é de uma necessidade básica que precisamos suprimir. Mas será que é só isso? - Não!
Existe muito mais. É essa a questão que iremos abordar esta semana!

Já se deu conta de como, muitas vezes, vai ao supermercado e compra muito mais do que aquilo que realmente precisa?  Porque será que o faz? - A resposta é simples: Porque as pessoas não compram apenas aquilo que precisam e são influenciadas por muitos factores que as fazem comprar um ou outro produto.

Os nossos hábitos de consumo são definidos por idade, género, profissão, religião, dinheiro, valor, necessidade, impulso, sentimentos, status... uma infinidade de possibilidades. Mas, no fundo, somos todos influenciados pelas marcas (quer seja pelo preço, status ou valores).

As nossas compras podem ser, efectivamente, por necessidade – por exemplo: temos sede, compramos água. A questão reside em que água comprar e porquê. A água mais barata pode ser igual à mais cara, no entanto existem pessoas que levarão a mais cara e outras a mais barata. Status poderá ser a resposta. Ainda assim, nem sempre é por esse motivo. Por vezes, o design conta, as cores contam, a própria marca conta. Tudo depende do valor que atribuímos ao acto de beber água, se somos ou não fieis a uma marca, do dinheiro que estamos dispostos a gastar...
Por outro lado, ainda podemos, como já foi dito, ir ao supermercado para comprar água e chegar à caixa de pagamento e pegar num pacote de pastilhas elásticas! Acabamos de criar uma necessidade que não tínhamos antes, ou melhor, cedemos a um impulso de compra. 


Podemos também transpor isto para outra dimensão – a das necessidades que achamos que temos, por exemplo, a de ter uma telemóvel. Hoje em dia é praticamente inconcebível não se ter pelo menos um telemóvel! As marcas acabam por entrar na mente do consumidor e criar-lhe a ilusão de necessidades que, na verdade, não possuem realmente. Mas será que isso é assim tão cinzento, como aparentemente dito assim parece?... - esta é a Economia de Mercado... o Capitalismo! E que nós tanto gostamos. Será que é assim tão negativo ter essas “necessidades”? Ou sermos seduzidos por essa “magia”? Claro que não! Quem não gosta de sentir aquela adrenalina de abrir a caixa do seu telemóvel e tirar-lhe e película protectora? De mostrar o seu Smartphone, último modelo, a um amigo? O prazer também está associado à compra! E o seu amigo como fica? Será que não lhe desperta a vontade de comprar? 

Todos estes factores influenciam a forma como compramos e a forma como nos posicionamos na sociedade em que vivemos. 



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