quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A ARTE DE ATENDER BEM O CLIENTE


É óbvio que o cliente deve ser atendido da melhor maneira! Ainda assim, nem sempre isso acontece... Todos nós alguma vez já sentimos que não fomos atendidos da melhor forma…ou como queríamos! Neste artigo sistematizamos algumas dicas fundamentais para que esse atendimento seja o mais positivo e eficiente possível:

1 – Saiba ouvir
É meio caminho andado! O pior que pode fazer ao seu cliente é ignorar aquilo que ele diz ou solicita. Lembre-se de se colocar do outro lado... a empatia é essencial.
Ter uma escuta activa vai ajudar a que tudo seja mais fluído e eficaz. Ouça tudo aquilo que o cliente tem para dizer, processe a informação e tente dar seguimento/”arranjar” solução ao problema/questão.
Por outro lado, tenha em mente isto: Quem gosta de ser ignorado? - Ninguém. É frustrante e leva a que as pessoas se exaltem ou que procurem resolver o seu problema ou suprimir a sua necessidade noutro lado (na concorrência por exemplo). Seja atento e simpático. Recorde-se que um cliente insatisfeito pode levar muitos outros atrás.

2 – Trabalhe em prol da satisfação do cliente
O seu foco deve ser a resolução do problema do cliente ou dar seguimento a algo que ele propõe. Diga sempre a verdade e torne o diálogo cordial. Não tente “passar-lhe a perna” ou esconder problemas... ser verdadeiro é uma qualidade muito valorizada.
Seja paciente e vá de encontro ao que é pedido, faça-o em tempo útil (uma espera demasiado grande pode ser “fatal”). Trabalhar com objectivos bem definidos e com o entendimento total do seu cliente vai ajudá-lo a ter um reconhecimento maior do seu trabalho e do seu valor. Pelo menos, em teoria, atenderá da melhor forma a necessidade ou problema, do seu cliente.

3 – Respeite para ser respeitado
Não desvalorize nenhum cliente. Todos eles são importantes. Tente adaptar o seu discurso ao interlocutor que tem diante de si. Faça-o sentir-se valorizado e com importância e não como uma perda de tempo – não ser “mais um”, um número. Faça os possíveis para que ele saia satisfeito e com boa imagem da sua empresa/marca.

4 – Obtenha feedback e aprimore a sua relação com o cliente
Obter feedback é fundamental para termos noção de como está a correr o atendimento ao cliente. Isso também decorre (e muito) da experiência que vamos adquirindo ao lidar com este ou aquele cliente. A personalização de tratamento é das coisas mais valorizadas pelas pessoas em geral. Aposte no atendimento personalizado.
Não se esqueça de se manter informado e de se ir apercebendo de pormenores que podem ser aperfeiçoados e que resultarão numa melhoria do tratamento do cliente.

Os clientes são aqueles que vão dar valor ao seu trabalho, que fazem crescer a sua marca ou empresa. É muito importante ter sempre o cliente do seu lado e não contra si. Se o cliente for bem tratado ele vai acabar por voltar e, por ventura, não voltará sozinho. Este é o nosso conselho, que muito estimamos os nossos clientes e já temos alguns “anos disto”.


Sem comentários:

Enviar um comentário