quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O PRESS KIT IDEAL


Vivemos numa época onde o volume de informação é imenso... então o que devemos fazer para sermos destacados em relação ao resto? O que podemos fazer para chamar a atenção do jornalista, blogger ou opinion maker? Um press kit criativo, que marque a diferença, será a resposta – não queremos ser apenas mais um no meio de muitos.

É com isto em mente que apresentamos alguns conselhos que podem ajudar a tornar o seu press kit em algo interessante e marcante.

- Ser diferente
Basta imaginar como será, geralmente, o ambiente de uma redacção de um jornal ou órgão de comunicação – caótico. Então porque é que o Jornalista, com uma sobrecarga enorme de informação, iria dar atenção a uma mensagem que temos a intenção de passar? - Pois bem, a resposta é simples: se apresentarmos uma imagem forte, capaz de cativar com o olhar, seja na embalagem como no próprio conteúdo escrito (press release, informação sobre a empresa e produto/serviço) e gráfico (fotos ilustrativas do produto/serviço e gráficos comparativos com a concorrência) temos mais chances de chamar a atenção - pede-se criatividade e muita experiência.

- Press Release imediatamente publicável
Por norma o Jornalista é alguém que tem pouco tempo a perder e, portanto, será interessante poupar-lhe algum trabalho. Assim sendo, o press release deverá ser um documento muito próximo daquele que gostaríamos de ver publicado – no entanto, devemos ter em atenção alguns critérios jornalísticos para que o texto sofra o mínimo de alterações possíveis. O Jornalista irá agradecer. E acrescentamos a isso que, desde logo, a sua probabilidade de sucesso será maior.

- Selecção de informação
O nosso foco deve estar em segmentar e definir muito bem aquilo que queremos enviar – além da forma também o conteúdo é importante. Devemos ter fotos ilustrativas do produto e, evidentemente, fotos de grande qualidade e apelativas. Dependendo do produto também podemos acrescentar vídeos. A descrição da nossa empresa deve ser concisa e breve – o nosso foco, neste caso, deve ser o produto e no quão bom ele é. Fugir ao tradicional, do “mais do mesmo” - queremos inovação e arrojo.

- Amostras e brindes
A amostra do produto é algo de fundamental (isto, claro, se o nosso produto for tangível). Além de poder ser uma experiência “engraçada” poderá ser algo que desperte a atenção do nosso interlocutor e, mesmo que tudo o resto falhe, esta possa ser a nossa tábua de salvação!
Por outro lado, o brinde poderá ser “extra” importante. Toda a gente gosta de receber brindes... é um facto! Ajuda a tornar a marca mais presente e poderá ajudar a torna-la memorável ou até mesmo a chegar até outras pessoas – imagine que o jornalista gosta tanto do brinde (ou até mesmo da amostra do produto) que mostra a algum colega e lhe desperta o interesse? Vivemos num mundo de oportunidades... e todas elas contam.

Resumindo, jogue com as armas que tem à sua disposição e seja criativo – desperte o interesse e valorize quem lhe pode, indirectamente, levar mais rapidamente ao sucesso. E para o fazer não descure a importância de um bom press kit. Considere-o como um investimento e um investimento importante. Confie em profissionais de relevo para o preparar e verá que terá retorno!


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