sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

OS BENEFÍCIOS DO BRANCO NO WEBDESIGN

Website da Levis

Muitos dos sites por onde passa quando está a navegar apresentam demasiados elementos que o fazem cansar facilmente, de o ler ou de simplesmente “passear” por lá. Infelizmente, isso é mais comum do que aquilo que à primeira vista parece. Uma das causas principais de tal acontecer é uma errada utilização dos espaços em branco.
A correcta utilização do espaço em branco é fundamental para que a leitura, experiência de navegação e usabilidade seja a mais fluída e agradável para o utilizador.
Para alcançar esse tipo de estrutura deverá ter em atenção estes três pilares:

.Organizar a informação
Dar “espaços em branco” entre os vários elementos do site vai permitir que tudo se torne mais harmónico, agradável e legível. Isto será importante quer ao nível dos destaques ou espaçamento entre elementos e também para hierarquizar a informação e balancear o próprio site.

Interior do website da Levis

.Descansar o olhar
Ter margens razoáveis em volta do site é importante para criar espaços onde as pessoas possam “descansar o olhar” e ter uma experiência de navegação muito mais positiva e menos cansativa. Não se deve sobrecarregar demasiado o ecrã, evitando o risco de o tornar demasiadamente confuso e pouco atraente.
Isto serve também para que o olhar “se liberte” de todas as outras cores que poderão existir no site.

Interior do website da Meller

.Concentrar a atenção
A divisão da informação com “brancos” vai permitir que as pessoas saibam para onde olhar e vai simplificar o processo de navegação. Esta é também uma forma de fazer destacar aquilo que pretende e também de “controlar” um pouco a forma como o utilizador pensa e executa acções no site. Pode ser uma estratégia de antecipação que poderá resultar muito bem.
Por outro lado, isso dá também um ar mais cuidado e profissional ao site.

Interior do website da Meller

Concluindo, podemos dizer que se queremos manter os nossos leitores/utilizadores atentos, interessados e fieis ao nosso website, temos que tornar tudo optimizado e adaptado à navegação, facilmente legível e nada cansativo. Isso vai permitir que as pessoas gostem da experiência, que a partilhem e que voltem ao site, fazendo com que as suas vendas aumentem, reforçando assim o valor de uma marca.


Sem comentários:

Enviar um comentário