quarta-feira, 28 de setembro de 2016

TER A CASA ARRUMADA


Uma montra magnífica vai fazer com que as pessoas entrem na sua loja, vai despertar-lhes o interesse e vai aproximá-las muito mais da decisão de compra. No entanto, se a loja não estiver bem organizada e os produtos não estiverem colocados de uma forma apresentável, funcional e atractiva, muito provavelmente essa pessoa não vai passar à “acção”! No fundo, a loja deverá estar preparada para concretizar o desejo despertado pela montra. Para que isso aconteça existem alguns princípios básicos que deverá seguir para que a sua loja seja uma verdadeira “loja de sonhos”:

1 - Organização dos produtos
Os produtos devem estar bem visíveis e facilmente alcançáveis (ninguém gosta de ter que chamar um funcionário para lhe “chegar” um produto). A organização desses produtos deverá estar coadunada com o tipo de loja. Deverá sempre existir uma zona quente, onde se expõem as novidades, os produtos que têm mais saída ou produtos que queira escoar... Poderá também optar por incluir aqui promoções ou criar uma zona exclusiva para esse efeito. Lembre-se que os artigos em promoção despertam sempre muito interesse, portanto deverá querer dar-lhes a devida relevância.


2 - Volume
Não carregue as suas prateleiras de produtos. O excesso de produtos provoca confusão e desorganização. O ideal é ocupar o espaço com o stock que realmente vai necessitar e que normalmente é “gasto”. No entanto, não deverá exagerar. Stock a menos poderá dar uma ideia errada de “abandono” ou de desleixo. Procure dosear bem esta sensível questão.
Uma dica: coloque disponível um maior stock para as promoções pois, em teoria, irá ter uma saída maior.


3 - Iluminação
A iluminação é um factor crucial. É necessário que tudo esteja adequado ao conceito da loja, mas que seja funcional. E por funcional entendemos que as pessoas deverão conseguir ver muito bem todos os produtos e os corredores da loja. Por princípio, muito poucas pessoas gostam de entrar em lojas muito soturnas ou sombrias. Já uma loja bem iluminada chamará mais a atenção e dará um ar mais moderno e jovial – aconselhamos as luzes brancas porque são uma excelente forma de realçar o produto!

4 - Espaço
A loja deve ter o espaço necessário para as pessoas poderem circular sem problemas e os produtos devem estar todos visíveis e ao alcance da mão (a menos que não seja possível). Aqui a funcionalidade deverá imperar. Se for possível aliar isso a um excelente design, óptimo! Se não for, dê prioridade ao que é mais funcional. Os seus clientes vão agradecer e a sua loja vai-se tornar um espaço muito mais apetecível – resultado em mais visitas, mais clientes e mais vendas.
Não se esqueça de colocar uma fragrância distinta e agradável, apurando ao máximo o seu Marketing Olfactivo (que está a tornar-se cada mais usual). Isto irá ajudar a marcar a presença da marca e torná-la memorável – quem nunca sentiu um aroma delicioso numa qualquer loja e lá quis voltar só para voltar a senti-lo?
Então podemos perceber que se o aroma da loja agradar, as pessoas tenderão a lembrar-se da marca e a visitar a loja novamente. Experimente e verá como temos razão.

5 - Saber observar
Nada melhor que observar o comportamento das pessoas que visitam a loja para saber o que está bem e o que está mal! Esteja atento e vá fazendo os ajustes em função das reacções das pessoas. O ideal é ter uma posição pró-activa, no entanto ser reactivo, neste caso, também poderá ser benéfico. Não ignore o seu público e dê-lhes a atenção que merece. Quando possível, ouça os seus clientes habituais e pergunte-lhes o que acha desta ou daquela mudança.
Seguindo estas dicas e tendo uma montra apelativa, a sua loja estará mais perto do que nunca do sucesso!

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