quarta-feira, 21 de setembro de 2016

COMUNICAÇÃO DESCOMPLICADA PARA PRODUTOS COMPLICADOS

Fonte: tuttosu.virgilio

Como toda a gente sabe, existem produtos que criam um certo taboo. Tanto é que, evitamos sempre falar neles. Pois bem, esses produtos também necessitam de ser comunicados. Sendo que são produtos que carregam em si um estigma de preconceito, essa comunicação terá que ser forçosamente ainda mais pensada – A criatividade terá que chegar a um nível extremo!
Então o que devemos fazer para chegar a esse nível e contornarmos esse taboo?
Continue a sua leitura pelo resto do nosso texto e ficará a saber como o conseguir, através de quatro exemplos de quatro marcas brilhantes neste tipo de comunicação!

Temos que admitir que toda a gente adora o Labrador da Scottex. Impossível não amar. No entanto,  alguém já parou para reflectir que se está a publicitar papel higiénico? Pois é, isso mesmo. Ainda que isso seja, quase que completamente posto para segundo plano, fazendo com que não existe choque na visualização do anúncio. É criada uma associação positiva ao produto e é isso que é associado de forma indirecta à marca. Criar todas aquelas aventuras e peripécias em volta do nosso herói canino reforçam a ligação da marca com os seus clientes ou potenciais clientes. Este é um bom exemplo de como contornar o problema inicial de comunicação que existe neste tipo de produtos que nos cria alguma relutância em falar abertamente.

Fonte: revistasaludtotal

Outro exemplo é a comunicação da Durex, que se foca muito em situações do quotidiano e que poderão ser associadas à utilização do produto que estão a publicitar. Não é fácil publicitar produtos de cariz íntimo, pois facilmente se pode chocar a audiência. Sem ser demasiadamente gráfico, a Durex consegue entreter e criar associações positivas à marca, com uma comunicação que muitas vezes é ousada e aguçada. Esta é mais uma das abordagens possíveis para contornar o problema da comunicação deste tipo de produtos taboo.

Podemos ainda destacar a Evax e a sua comunicação. Mais uma situação nada fácil de ser comunicada, mas que é contornado de forma fantástica por esta marca. A sua publicidade normalmente é muito leve, divertida, amigável e muitas vezes até educativa. Consegue criar muitas histórias em volta deste tipo de produto, bem como situações onde ele pode ser necessário, fazendo com que esta seja uma abordagem bastante inteligente para contornar o problema evidente de constrangimento de comunicação deste produto.

Fonte: regalosymuestrasgratis
Fonte: noapagueslatele.blogspot












Por fim temos a Tampax e os seus tampões. A forma como encaram a comunicação dos seus produtos é fantástica. Criam situações muito fortes de aventura e diversão, que demonstram como a mulher se pode sentir segura ao usar os seus produtos. Uma outra forma diferente de saber evitar o taboo de certo tipo de produtos!

No fundo, o que estas marcas fazem é criar situações agradáveis para que a pessoa que está a ver o anúncio se demarque um pouco do produto e dê mais atenção à situação em si. Essa associação indirecta ao produto não implica que a marca não seja memorável. Toda a gente usa essas marcas e esses produtos, mesmo que seja difícil falar sobre determinados assuntos ou produtos, por isso essas marcas continuam na memória do consumidor e a transmitir-lhes sensações positivas.


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