quarta-feira, 8 de junho de 2016

O BÊ-Á-BÁ DO DISCURSO EM PÚBLICO


Quando está a falar em público costuma sentir suores frios, boca seca, uma ansiedade terrível e fica sem saber o que há-de dizer? No nosso artigo desta semana vai perceber como superar este grande desafio de falar para muita gente – e não é assim tão difícil. 

Primeiro, é necessário ter a noção que por vezes o conteúdo do discurso é muito interessante, mas o ouvinte não está a prestar a devida atenção. Isto acontece devido ao facto de o interlocutor não estar a ter um discurso cativante. Um tom monocórdico, sem entusiasmo, sem paixão... é uma intervenção que acaba por se tornar quase irrelevante – será reduzido o número de pessoas que prestará atenção. 
Podemos então aferir que neste caso a forma é, pelo menos, tão importante quanto o conteúdo do discurso.

A questão está muitas vezes na dificuldade em “enfrentar” uma plateia. Pois bem, o grande segredo para um grande discurso é falar pausadamente e procurar criar empatia com o público! Deve sentir-se autoconfiante e falar com convicção – uma dica: deverá tentar abstrair-se do público, focando um ponto da plateia e imaginar que está a falar apenas para essa pessoa. Tudo isto parece bem mais complicado do que o que realmente é :)

Por outro lado, ainda existe outro aspecto que deve ser tido em conta quando está a realizar um discurso em público: a linguagem corporal. Ficar inerte e “sem vida” é algo que deve evitar ao máximo. Acompanhe o que vai dizer com gestos vibrantes, que transmitam confiança e fluidez ao discurso – pinte isto com um conhecimento profundo daquilo que está a dizer e terá um discurso perfeito.

Saiba que não deve usar demasiados artifícios tecnológicos ou Power Points exageradamente detalhados. Utilize tudo para seu benefício (neste caso, do seu discurso) e não para seu incómodo ou distracção. Prenda a atenção do ouvinte em si e não no seu Power Point repleto de texto! Foque-se em palavras-chave (memorize-as para o caso de estar a ter dificuldade em articular o discurso, assim quando estiver a ficar “perdido” saberá o caminho que deve seguir). Evite ler, pois o discurso próprio e fluído é bastante mais genuíno e bem aceite pelo público. 

Prepare-se bem, convença e demonstre a “sua verdade” usando argumentos válidos, inteligentes e verdadeiros – não seja apenas mais um, acrescente valor!
Agora, limpe a garganta com um pouco de agua, respire fundo e dê o seu melhor, o seu discurso vai ser brilhante! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário