quarta-feira, 15 de junho de 2016

MARCAS PARA A VIDA!


Fontes: logos.wikia | fashionweek | CTT

Existem marcas que nos acompanham ao longo da vida. Que estiveram cá antes e que irão perdurar para o futuro. Qual será o segredo de longevidade? Porque será que existem marcas que conseguem durar (e manter-se no topo) durante anos e anos a fio (por exemplo a Coca-Cola, a Keds, Disney ou CTT)? Bom, para responder a essa questão podemos apontar alguns factores que diferenciam as marcas ditas normais das marcas com grande longevidade.

Tomemos por exemplo a Coca-Cola. Um produto simples, que não foi sofrendo transformações e que se conseguiu manter no topo. Isto acontece pela ligação emocional que a Coca-Cola foi estabelecendo com as pessoas ao longo do tempo. A Coca-Cola é muito mais do que um produto, faz parte da nossa vida, da nossa tradição natalícia e até mesmo da nossa cultura (através do Pop, por exemplo). Outra das marcas que se encontram nesse mesmo patamar, mas numa escala nacional, são os CTT. Eles começaram por ser apenas uma empresa ligada ao ramo da distribuição de correio, tendo alargado a sua rede de serviços à industria das comunicações e, recentemente, ao sistema bancário! Isto mostra uma flexibilidade e perspicácia na análise do mercado e das necessidades que podem ser supridas.

Podemos então perceber que uma marca não se pode esgotar no produto que vende, tem que saber adaptar-se às mudanças da sociedade, comunicar de forma ajustada, entrar na mente e nos hábitos das pessoas e manter-se actual e relevante. Apesar de idade de algumas dessas marcas ser bastante avançada (algumas marcas até já são centenárias) elas apresentam-se com um jovialidade impressionante – sempre actuais e sempre presentes.

Apesar de tudo isto, um posicionamento tão elevado e duradouro acarreta alguns riscos para essas marcas, uma vez que lhes traz uma maior responsabilidade. As pessoas vão tendo expectativas cada vez mais altas em relação a essas marcas, obrigando-as a manterem-se activas, interessadas, dinâmicas, moldáveis e atentas ao que se vai passando à sua volta. Elas próprias têm que desempenhar um papel importante no seio de uma sociedade consumidora, como é a nossa. É neste ponto que se assume como imperativo trabalhar com excelentes profissionais de marketing e comunicação – isso faz toda a diferença. Essas marcas perceberam muito cedo que uma óptima comunicação é aquilo que as pode manter no topo.

Claro que tudo isto não pode ser dissociado da qualidade geral e boa gestão que essas marcas com grande longevidade apresentam. Muitas vezes até está ai uma das razões que separa o sucesso do fracasso…

Podemos então concluir que não deve deixar que a sua marca fique “cristalizada”! Criatividade e inovação constante são necessárias. Dê ao seu público aquilo que ele procura e garanta que a sua marca se mantenha por muitos e muiiitoos anos (NO TOPO).


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