quarta-feira, 18 de maio de 2016

5 DICAS PARA CRIAR UM BRIEFING DE EXCELÊNCIA!

Fonte: blogdesignmarca

Quer saber a melhor forma de o fazer? Então tome nota:

1 - Dados sobre a empresa e dados sobre a concorrência
É muito importante que no briefing sejam fornecidas informações importantes sobre a sua empresa, forma de actuar, valores e ideias. Isto permitirá que se entenda onde a sua empresa está posicionada e como aborda o mercado e os seus clientes. 
Por outro lado, é também fundamental a inclusão de dados sobre os seus concorrentes, tendo como objectivo o conhecimento daquilo que, também eles, vão fazendo e como se movimentam nesse mesmo mercado, explorando as suas fraquezas e oportunidades que possam ser identificadas.

2 - Objectivos
O que se pretende comunicar, linhas gerais de como o fazer e quais os suportes que deseja ver utilizados são algumas das linhas orientadoras da acção de comunicação que se pretende ter. Isto permitirá à agência ter uma noção daquilo que pretende e das metas que quer atingir. É fundamental que isto esteja claro no briefing. Defina de forma inequívoca qual é o seu objectivo – seja o mais franco e claro possível!

Fonte: outsideonline

3 - Público-alvo
É fundamental conhecer “de fio a pavio” o seu público-alvo. No briefing deverá passar essa informação de forma correcta, assertiva e simples, o que fará com que exista um entendimento muito mais fácil deste elemento. Naturalmente que com um elevado conhecimento sobre o público-alvo fica mais claro o caminho que deve ser seguido para que a acção possa correr da melhor forma e assim obter os melhores resultados.
Uma má avaliação do público-alvo poderá levar ao insucesso - trabalhar “fora do target”, sem que o objectivo seja esse, será um esforço inglório.

4 - Cronograma e meios disponíveis
É muito importante que o briefing defina prazos e metas de forma realista. Não vale a pena tentar encurtar ao máximo os prazos. O que deverá existir é bom senso e acompanhamento (interessado) de todo o processo. Uma boa colaboração e entendimento entre ambas as partes criará um melhor fluxo do trabalho. 
Tenha sempre presente as limitações dos meios e do orçamento. Saiba até onde pode ir e tente maximizar ao máximo os recursos disponíveis.

5 – Expectativas
Tente manter os pés bem assentes no chão. As expectativas devem estar alinhadas com o cronograma possível e com os meios disponíveis, nomeadamente ao nível orçamental.
A melhor maneira de entender o que será exequível é perceber junto da agência quais são as suas ideias para a acção e aí tentar sentir até onde será possível chegar.

O ideal é que o briefing não seja algo de muito extenso e complexo – ser claro e simples é a chave para o sucesso!
Todos os pontos-chave devem ser abordados, para que a agência possa estar bem “brifada” :)
Ainda assim, é de salientar que o briefing deve ser suficientemente amplo para que os criativos possam ter margem para criar – deixe esta parte para nós (agência) e o resultado será a sua satisfação.


Sem comentários:

Enviar um comentário