quarta-feira, 13 de abril de 2016

A EMBALAGEM PERFEITA EM 5 PASSOS


Ninguém quer que o seu produto seja “mais um” numa qualquer prateleira de um estabelecimento comercial. Uma embalagem distinta, de qualidade e apelativa, vai ajudá-lo a destacar-se da concorrência! 
Não nos cansamos de dizer que ter o melhor produto não basta, é preciso saber comunicá-lo bem e conseguir captar a atenção das pessoas. Por esse motivo, o design de embalagens torna-se indispensável.

Tome nota de algumas dicas para criar uma embalagem vendável:

1 – Funcionalidade
É óbvio que o principal objectivo de uma embalagem é cumprir o seu propósito funcional. É para aí que o design deve caminhar. Conhecer a marca, o produto e as suas características, fará com que este processo se agilize. Ser realista, exequível, corresponder ao orçamento do cliente, e único, são outros dos objectivos a serem alcançados! Resumindo: “funcionalmente criativo”.

2 – Simplicidade
Quando está numa superfície comercial e tem uma panóplia de produtos à sua disposição, das duas três, ou compra um produto da marca que habitualmente compra ou vai pelo preço mais baixo ou então pela embalagem. Isto quer dizer que a embalagem é um factor determinante no processo de decisão da compra. Com isso em mente, a mensagem da embalagem deve ser imediatamente impactante, deve chamar-nos até ela e dizer (em sentido figurado) “pega em mim!”. Para alcançar esse estado é necessário que a mensagem seja veiculada de forma simples e instantânea. Não vale a pena complicar e usar demasiados artifícios gráficos – a simplicidade criativa é uma grande qualidade! 

3 – Não embarcar em modas
As modas são passageiras e, como tal, efémeras. Com certeza que não será essa mensagem que quererá passar. Claro que, pontualmente, poderá fazer edições especiais da sua embalagem (com algumas mudanças de fundo ou com um conceito diferente), mas as mudanças não devem ocorrer de uma forma persistente. O “design base” deverá manter-se inalterado ou apenas sofrer pequenos retoques, de forma a que a embalagem se solidifique e entre nos hábitos de consumo das pessoas. Se não criar essa “margem de segurança” será difícil conseguir criar um vínculo com o seu público.

4 – Fiel aos princípios da marca
Devemos sempre manter-nos fiel ao que a marca comunica ou quer comunicar. Uma embalagem “descontextualizada do seu ambiente” pode ser um passo rumo ao insucesso. Como tal, é fundamental um conhecimento profundo do público a que ela se destina. Este ponto não é nada fácil de ser realizado, na medida em que requer muito estudo e muita experiência na elaboração de designs de embalagens.

5 – Ser memorável e divertida
O ideal é que a embalagem seja tão marcante que a pessoa tenha a intenção de a guardar ou de coleccionar. Passa a deixar de ser apenas uma embalagem e passa a ser “A Embalagem”. Se cumprir o seu propósito funcional e lhe juntar este “plus”, então poderá dizer que a embalagem está no ponto.

Um óptimo design de embalagem fará com que mesmo as marcas menos conhecidas consigam competir com aquelas que apresentam mais reconhecimento. É uma excelente estratégia para conseguir sobressair num mundo muitíssimo competitivo. Fixe bem isto: investir na imagem é sempre um bom investimento, rumo à notoriedade.


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