quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O CLIPPING DE IMPRENSA


Clipping é uma acção importante de recolha de informação sobre um determinado tema ou marca. Normalmente a informação mais importante para uma marca é aquela que sai na comunicação social ou em blogs de referência. Ese trabalho de clipping é determinante para que as marcas possam estar a par de tudo aquilo que é dito sobre elas, se uma das suas acções resultou, qual o feedback sobre um ou outro produto... enfim, existe uma infindável quantidade de exemplos.

Por outro lado, caso uma marca esteja associada a uma Agência de Comunicação ou Assessoria de Imprensa, o clipping poderá ser uma excelente forma de avaliar a sua performance e perceber se o investimento que está a fazer está a resultar. Com o clipping é possível aferir o resultado da comunicação que é feita.





















Com efeito, nem sempre o facto de os resultados não serem imediatos quererá dizer que houve um mau trabalho da Agência. Isto poderá estar relacionado com o interesse que este ou aquele meio de comunicação teve ou não em noticiar algo.

Por norma, as Agências têm uma boa rede de contactos que lhes permite mais facilmente chegar ao contacto com os media e fazer-lhes chegar a informação de uma fonte segura. Isso também é importante para quem vai publicar a peça jornalística.


A grande vantagem do clipping é que uma marca poderá ter uma noção muito rápida de como está a ser falada, podendo daí retirar muitas conclusões sobre o caminho que pretende seguir. Ainda assim, é importante não esquecer que ao ser feita essa recolha de informação ela poderá ser partilhada com clientes, fornecedores, colaboradores... Será uma óptima “operação de charme” poder partilhar este ou aquele artigo que saiu numa revista de referência ou num blog trendy.

Atenção, saber sempre o que se passa com a própria marca e estar atento ao que se diz sobre ela é muito importante para o sucesso da mesma!


Sem comentários:

Enviar um comentário