quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

REBRANDING: AFINAR A ESTRATÉGIA RUMO AO SUCESSO

Hoje em dia o planeamento da estratégia de uma marca já não é feita a pensar num futuro muito alargado no tempo, a volatilidade do período em que vivemos a isso obriga. Saber quando mudar de estratégia comunicativa, imagem ou até mesmo de conceito ou nome, é um óptimo sinal de inteligência e vitalidade para a marca e para a empresa. Muito poucas são as empresas que não passam por rebranding ou processos de mudança que afinam a sua estratégia.


Tendo isto em mente, podemos então questionar em que circunstâncias deve uma empresa optar por um rebrading? A resposta que damos a esta questão é simples: a situação deverá ser muito bem avaliada e estudada, pois “Cada caso é um caso”.
Em primeiro lugar, é necessário tentar perceber se a sua marca tem um potencial que não está a ser aproveitado perante a estratégia que está a adoptar. Em seguida, é importante esclarecer quais os passos que deverá tomar para que se possa inverter a situação. Poderá ser uma mudança de nome, de conceito, de posicionamento, de imagem, de logo... Tanta coisa poderá mudar. O fundamental é saber que caminho deverá trilhar para conseguir alcançar o êxito.


Uma mudança vai sempre trazer os holofotes à marca, vai colocá-la no “spotlight” e vai fazer com que seja falada. Assim sendo, essa mudança será um cenário positivo – e se essa mudança tiver sido bem pensada e executada, ela terá, seguramente, um impacto bastante positivo perante o mercado e perante o target da marca.  


Por outro lado, será também importante adoptar uma atitude agressiva perante o mercado e marcar a sua posição. Desta forma irá elevar o potencial da sua marca e transformá-la (ou reforçá-la) numa referência. Olhe sempre para a frente e projecte um futuro de sucesso – lembre-se que a marca deverá ter uma comunicação que cubra todos os meios (digitais e físicos) existentes e se mantenha forte em todos eles.

Finalmente, e como é perceptível, este rebranding deverá ser encarado com muita seriedade, uma vez que é algo muito sério e que acarreta alguns riscos. Sendo assim, deverá rodear-se de pessoas capazes e experientes no mercado, para que esta mudança possa ser bastante frutuosa. Caso contrário, os resultados poderão não ser os esperados. Exige-se um bom planeamento e uma boa execução para contrariar isso e desta forma projectar a sua marca para “altos voos”.


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