quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PORQUE DEVEMOS INVESTIR EM COMUNICAÇÃO?


A resposta à questão do título é muito simples: investir em comunicação traz retorno para a sua marca. Então, continue a ler o nosso texto e fique a conhecer alguns dos motivos por que deve começar ou continuar a investir.

Em primeiro lugar, com tantas marcas que actuam num mercado cada vez mais competitivo, o consumidor tem uma larga margem de escolha para cada um dos produtos e serviços que existem. Uma pergunta que se poderá colocar é: Porque motivo haveria ele de adquirir um dos seus produtos ou serviços e não o de outra marca? A resposta a essa pergunta não é tão linear como possa parecer. Claro que a qualidade é importante e poderá ser um elemento diferenciador das marcas, mas muitas vezes isso não é bem assim e a marca que é escolhida é aquela que tem uma melhor comunicação. Imagine o seguinte problema: A sua marca tem a melhor qualidade do mercado, mas ninguém a conhece. O seu concorrente tem um produto de menor qualidade, mas comunica muito bem e é conhecido. Perante este cenário, a sua marca tem uma grande oportunidade de crescimento e de toma de quota de mercado, melhorando a sua comunicação e investindo em publicidade.


Podemos também adiantar que para uma marca chegar ao topo e conseguir manter-se lá é necessário que a comunicação seja bem trabalhada – pelo formato de eventos, feiras, ponto de venda, activação de marca, spots publicitários, etc. 
Por si só, a qualidade do produto ou serviço não é suficiente. A marca necessita de estar sempre presente na vida do consumidor, precisa de criar uma relação emocional, transmitir valores, ideias e conceitos relacionados ao seu produto/serviço, precisa de ser diferente das outras opções do mercado, necessita de marcar impacto e de estar sempre na sua memória. Por outro lado, não pense que esse investimento apenas terá que acontecer uma vez... a comunicação deverá ser constante e focada no objectivo de elevar as suas vendas. O erro que muitas marcas cometem é não saber quando e como investir em comunicação, nem como dosear esse investimento. É necessário que tudo seja bem pensado, estudado e preparado. Não invista à toa!
Uma grande campanha poderá não resolver todos os problemas, mas várias acções mais pequenas podem ajudar a que a sua marca esteja mais presente, de uma forma mais constante.



Se toda a comunicação resultar, o retorno vai chegar e a sua marca vai ser mais conhecida e consensual, os seus produtos/serviços vão ser mais consumidos e os lucros vão crescer.


Sem comentários:

Enviar um comentário