quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MÚSICA EM PUBLICIDADE

Quantas vezes não dá por si a cantarolar uma música que ouviu num qualquer spot publicitário de rádio ou televisão? Esse é o efeito que as marcas procuram ao incluírem determinadas música/tipos de música/estilos de música na sua publicidade.
No decorrer deste texto vai perceber o porquê de a música ser muito importante para o sucesso de uma campanha publicitaria em novos média. Ficou curioso? Então continue a sua leitura!

A música tem o poder de captar a nossa atenção e de apelar aos nossos sentimentos. Ela confere ritmo e regularmente pauta a acção de um spot publicitário. Quantas vezes nem estamos a olhar para televisão e do nada surge uma música que conhecemos e gostamos que capta instantaneamente a nossa atenção  – vitória para o anunciante! Um dos exemplos mais recentes que muito bem ilustra esta situação são os spots publicitários da NOS, com a utilização da música “Don't stop me now” (Queen). Não terá sido este um dos grandes segredos para que a transformação da marca tenha resultado em pleno? Por ventura sim.

Fazendo um tour pelo passado, podemos destacar a música “Story” (Brandie Carlile), presente na comunicação da Super Bock e que muito sucesso fez na altura! E da Adágio, lembra-se? Claro que sim: “Heaven, I'm in heaven...” (música “Cheek to Cheek” - Ella Fitzgerald), ou ainda do cão que ganha vida ao beber um pouco de Lipton Ice Tea, ao som de “Born to be alive” (Patrick Hernandez). Já passaram muitos anos desde que estes spots apareceram e mesmo assim ainda se lembra deles e é capaz de cantarolar as suas músicas. 

Para finalizar, vamos dar mais um exemplo: jingle do McDonald's (párá pa pa pa, I'm lovin' it) que dura, dura e dura, apesar das suas imensas variações ao longo do tempo. Imediatamente associamos esse som e ritmo ao McDonald's. Isso faz com que o jingle/música/spot tenha um efeito ainda mais forte e prolongado. No entanto, é importante saber que atingir este nível requer muito trabalho e estudo do mercado onde se vai actuar.

Podemos então verificar na prática que o som tem muito efeito na passagem da mensagem publicitária, reforçando a sua mensagem e criando uma atenção e envolvência grande no espectador. É importante saber trabalhar com ela e entender como a aplicar da melhor maneira. 

Tudo isto também é aplicável a quem não tem budget para estas músicas de renome. O trabalho de selecção de músicas em bibliotecas livres tem a mesma importância e, na sua essência, vai ter resultados semelhantes (numa escala diferente). É igualmente um trabalho árduo, mas que tratará resultados que compensam o esforço!

Pronto, pronto, agora que já acabou de ler, vá lá ouvir a música “Vacas Felizes” da Terra Nostra! Nós sabemos que não resiste!


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