terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Formas de expor um artigo

A montra permite a qualquer empresa, apresentar um produto, identificar uma marca, mostrar a própria empresa, transmitir um determinado tema/conceito e atrair a atenção dos consumidores. Por essas razões, a montra é considerada como uma importante ferramenta de comunicação e marketing. A montra pode ser transversal pois tem a capacidade de reunir muitas informações, misturar várias linguagens, temas, conceitos, e apresentar novas imagens através da escolha dos materiais, iluminação e manequins, que todos juntos, irão contar uma história.

Por outro lado, as montras das feiras são diferentes das montras em espaços comerciais. Estas devem ser mais técnicas uma vez que são dirigidas a um público específico. É importante lembrar que as montras (ou os denominados expositores) das feiras, têm curta duração e têm como objectivo marcar presença com um serviço e preços ideais, produtos dotados de tecnologia de ponta, proporcionar um atendimento rápido bem como facilitar a circulação de pessoas no espaço.


Os artigos podem ser expostos de várias formas. A forma triangular diz respeito à disposição do artigo de forma triangular agrupando pequenas famílias de artigos sugerindo que no topo fiquem aqueles que mecerem um maior destaque. Também podem ser dispostos de forma paralela quando o objectivo é salientar apenas uma só gama de artigos. Por fim, a forma minimalista contempla a disposição de um único artigo que irá assumir todo o destaque.

Associado ao conceito de formas de expor um artigo, está também o conceito de cenário pois cada montra deve conter um cenário que nos transporte para a realidade do artigo exposto. Hoje em dia existem muitos espaços comerciais que criam cenários verdadeiramente fabulosos sendo que alguns deles não se destinam à venda. É o caso do Harrods (Londres) ou Galerias Lafaiete (Paris) que apresentam montras sofisticadas, construidas sob um conceito e cenário único e que de facto não vendem nenhum artigo específico mas, criam impacto.


Hoje em dia, as variadas formas de expor um artigo numa montra, não se esgotam nos exemplos apresentados anteriormente. Existem muitas outras formas que têm aparecido recentemente graças aos avanços da tecnologia, e também, da criatividade. É o caso das montras vivas (manequins são substituidos por pessoas reais), montras informativas (substituição do artigo por informação escrita) e montras virtuais/interactivas (utilização de painéis ou ecrans electrónicos).



Montras Harrods (Londres)

Sem comentários:

Enviar um comentário