terça-feira, 25 de maio de 2010

SONAE: A Nova Imagem de uma Marca Mutante





O processo de mudança de imagem do grupo Sonae teve início em 2008 e o principal objectivo foi a reorganização interna, a definição de quatro vectores estratégicos (internacionalização, diversificação do estilo de investimento, alavancagem da base de activos e organização das áreas de negócio) e o reforço da notoriedade. A internacionalização é o principal pilar da estratégia que a Sonae pretende adoptar e também, o maior objectivo corporativo pois pretende direccionar-separa mercados maduros e geografias crescentes. É de salientar também a alavancagem dos recursos do grupo e a organização através da fusão do centro corporativo da Sonae Distribuição com a Sonae Holding.


No que diz respeito ao novo logotipo, alguns estudos mostraram que a marca Sonae detinha uma elevada notoriedade e reconhecimento verbal (90%) , enquanto que a expressão visual era muito menos reconhecida. Carlos Coelho (Ivity Brand) responsável pelo desenvolvimento da nova marca afirma que a nova imagem "vem reforçar alguns atributos que já estavam presentes anteriormente, como o dinamismo ou o entusiasmo mas, importam novos valores como sejam a criatividade, a abertura e a world class". Mais do que uma logomarca, a Ivity Brand desenvolveu um sistema mutável, flexivel e ajustável pois cada letra é composta por três níveis de circulos que, quando sobrepostos, criam uma possibilidade imensa de combinações a partir da variação cromática, da espessura ou da opacidade.


É de salientar que em Portugal apenas a Casa da Música tem um software que fotografa em quatro ou cinco partes e que muda de cor conforme o suporte, tendência essa que agora é seguida pela Sonae. Ao nível mundial existem apenas duas empresas com este alinhamento: Tate Galery em Londres e a Google (que se altera todos os dias).


Luís Reis, CFO da Sonae, referiu que "este tipo de marca pretende ser capaz de aceitar em qualquer tipo de território, pondo em causa alguns princípios básicos que é uma cor, uma forma, uma maneira, um carimbo. Acredito que para a Sonae e para a maior parte das outras marcas seja preciso encontrarem a sua perspectiva de serem mutantes e terem movimento".


Artigo adaptado da Revista Marketeer nº164, Edição de Março de 2010 (por Mª João Lima e Mª João Vieira Pinto)

3 comentários:

  1. Na minha opinião, não acho nada forte! Vamos lá ver se conseguem atingir os objectivos que pretendem.

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  2. Dando a minha opinião pessoal, no inicio estava ou pouco reticente quanto ao Logótipo da Sonae, mas depois de me debruçar sobre o assunto e de compreender a estratégia que esteve por detrás do mesmo posso dizer que até gosto do novo logótipo.

    Isto porque, agora, o logótipo é a marca, não como o anterior que apagado o lettering poucos associavam à Sonae.

    Como citado aqui e algo que foi dito pelo próprio Paulo Azevedo : "Uma das coisas que descobrimos na nossa pesquisa é que em Portugal o que conta é a palavra. E o nome 'Sonae' é muito conhecido". E isto era facilmente constatado em eventos e patrocínios onde o termo 'Sonae' ficava muito pequeno o que "dificultava o seu reconhecimento".

    A maioria dos indivíduos continua a ver a Sonae como uma empresa altamente institucional, rígida nas suas acções e estratégias, algo que tem o seu quê de verdade.

    Mas com isto não podemos descartar que como qualquer organização, também a Sonae tem de evoluir.

    Na apresentação do logótipo, Paulo Azevedo disse: “Queremos reforçar os atributos da marca que já possuímos mas também integrar atributos novos. Queremos continuar a ser conhecidos como uma companhia nova e dinâmica e entusiasta mas queremos comunicar a nossa fantástica capacidade de inovar, as nossas competências mais evoluídas e a nossa abertura”.

    A Sonae, ou qualquer outra organização do tecido empresarial português não tem de ser monocromática, há vida para além do cinzento.

    Aproveito para deixar votos de sucesso para o Q’ria Ideias e felicidades para toda a equipa.

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  3. Acho pertinente a preocupação na procura de inovar tanto ao nível de projectos internos como também ao nível de imagem e mesmo comunicação.

    Já partilhei opiniões com pessoas que gostaram muito da nova imagem e outras que não gostaram nada. No fundo, acho que é importante mudar e procurar ser diferente em tudo o que fazemos.

    Óptimo post, parabéns para toda a equipa.

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