quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O SLOGAN IDEAL PARA SUA MARCA

Fontes: Logopedia | Work at Home | Amanda Cobb | Wikia


I'm lovin' it”, “What else?”, “Red Bull dá-te asas”, Just Do It” Verdadeira Maionese”... e podíamos continuar por aqui fora! Estas palavras formam slogans que vivem na nossa cabeça e são facilmente associadas a uma marca – apostamos que consegue saber a marca a que corresponde cada um destes slogans! Isso quer dizer que eles são muito importantes na comunicação de uma marca e, acima de tudo, quer dizer que eles funcionam.

Também gostava de ter um slogan assim para a sua marca? Então continue a ler o texto e tome nota das dicas que vamos dar:

1 – Simplicidade
Os exemplos que fornecemos têm uma coisa em comum: simplicidade. É, de facto, fundamental que um slogan seja simples e facilmente memorável. É desta forma que as pessoas se vão recordar do slogan e serão capazes de o associar à marca. No entanto, não existe uma receita matemática para quantificar o número de letras ou palavras que deverão compor um slogan. Nós dizemos que ter mais do 7/8 palavras já será muito, mas tudo depende do produto, da marca e da intenção.

2 – Musicalidade
Para pa pa pa, I'm Lovin' It” - Isto quase que chega para descrever a importância que a musicalidade apresenta no sucesso de um slogan. Criar uma certa musicalidade associada às palavras vai ajudar a que elas se tornem mais memoráveis e possam ser “troteadas” em qualquer altura. Isso vai conseguir criar uma associação positiva à marca e ao slogan.

3 – Originalidade
Ser original e criativo é essencial. Marcar pela diferença vai fazer com a sua marca conquiste o seu espaço e se demarque da concorrência.
Uma estratégia que poderá ser interessante é usar o duplo sentido no seu slogan, que por norma é muito bem aceite pelas pessoas.

4 – Destacar as vantagens da marca/produto
Associar vantagens/associações lógicas do produto vão ajudar a que ele se torne mais memorável e mais facilmente identificável, criando uma dinâmica comunicacional forte para o seu slogan e consequentemente para a sua marca.

Este processo de criação de um slogan é muito complexo e requer muito estudo e prática. Por vezes, num golpe de sorte, ele pode surgir, mas o que acontecer normalmente é que existe um grande trabalho de pesquisa misturado com a criatividade.

E agora? Sente-se com vontade de verbalizar um slogan seu? Força, avance e deixe-o nos comentários. Queremos ver se a vossa criatividade está ao rubro!


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