quinta-feira, 17 de novembro de 2016

5 DICAS PARA AS MELHORES FOTOGRAFIAS DE PRODUTO



Pegar no telemóvel e tirar uma foto, um gesto que todos nós fazemos (por vezes até instintivamente) e que está tão enraizado na nossa cultura de imagem... mas será que por isso somos todos fotógrafos e sabemos como tirar uma boa fotografia quando se trata de fotografar um produto? Pois... porventura não!
Então, para o ajudarmos a perceber melhor como tirar a melhor fotografia, vamos dar-lhe 5 aspectos que deverá ter em conta quando tiver que fazer fotografia de produto:

1 – Iluminação
Nada como uma boa luz branca para tornar tudo mais claro e límpido, sem sombras, com o enfoque no produto. Isto vai torná-lo mais apelativo e evitar que a imagem não seja bem visível para quem está a navegar por uma loja online ou catálogo de uma marca.
Destaque os prós do seu produto e não tente esconder nada, os consumidores tenderão a ser mais relutantes a comprar se notarem que as fotos tentam disfarçar algo.
Por outro lado, se fizer foto exterior, tenha atenção à iluminação natural e procure fotografar em locais bem iluminados e agradáveis para quem irá ver o resultado final.


2 – Contexto
Seguindo a linha de pensamento anterior, pense que apenas fotos de estúdio podem ser muito redutoras e não fazer jus ao real valor do produto. Dar-lhe um contexto ou algumas situações reais de uso fará com que seja criada uma relação mais emocional com quem está a ver e servirá de apoio para que os consumidores possam conhecer algumas das situações em que poderão usar o produto.
Ir além das fotos de estúdio é uma excelente forma de captar a atenção do consumidor e conseguir que avancem para a compra.


3 – Ângulo
Tire fotos de vários ângulos para mostrar da forma mais detalhada possível o produto. Essas fotos vão permitir que os consumidores tenham mais confiança no produto que estão a ver. Passará uma mensagem de que não tem nada a esconder e que o seu produto tem mesmo qualidade.

4 – Quantidade
Deverá colocar um número razoável de fotos do mesmo produto. Isto irá permitir que os consumidores possam ver o produto em vários contextos e situações, diferentes ângulos, diferentes cores... Convença pela qualidade, mas também pela quantidade – mas sem exageros! Não coloque fotos em demasia para não cansar quem está a ver.
Neste momento deve estar a questionar-se qual será o número certo de fotos para um produto, não é verdade? Bom, não existe um número certo, existe apenas bom senso. Tente encontrar o ponto de equilíbrio. Muitas vezes a experiência é muito boa conselheira neste caso.

5 – Edição
Evite uma grande edição nas fotos. Isso dá imagem que está a tentar esconder algo ou que necessita de “embelezar” em demasia os seus produtos. Se as fotos ficarem bem, não será necessário um grande tratamento digital. Se existir essa necessidade, que seja algo quase imperceptível e que sirva para realçar o produto.


Agora que já sabe todos os aspectos que deve ter em conta, pegue na máquina e fotografe, fotografe e fotografe! Ou então, como já percebeu que não é assim tão simples ser um bom fotografo, invista em quem possa fazer um trabalho de qualidade. Isso vai trazer retorno para as suas vendas.
Lembre-se que quanto melhor forem as suas fotos, mais probabilidades terá de ter sucesso.


Sem comentários:

Enviar um comentário