Fonte: Stickybranding.com |
Nike, Ferrari,
Chanel, Levi's, Apple...são nomes que toda a gente conhece e
reconhece! E porquê? Bom, a resposta é óbvia: são nomes pouco
complexos e de fácil memorização!
Ainda assim,
raramente o processo de escolha de um nome para uma marca é algo
simples - Não é, mesmo.
Essa escolha é
algo que, por vezes, é muito difícil e subjectivo – não existe
nenhuma fórmula matemática para escolher o nome certo.
Continue a ler e
terá algumas dicas de como escolher o nome ideal para a sua marca ou
novo produto!
1 – Memorável
É
essencial que as pessoas associem facilmente o produto à marca e que
saibam o seu nome na altura de o comprarem ou recomendá-lo. Por
norma, o facto de um nome ser demasiado complicado ou difícil
prejudica a marca. Ainda que existam algumas marcas que o desmentem,
por exemplo a Bang and Olufsen. Mas são excepções e não devem ser
regra.
Fonte: Thenextweb.com |
2 – Facilidade
de pronunciação/escrita
Se complicar vai
ser prejudicial, tanto a nível da memorização como da
pronunciação. Por outro lado, nunca deve descurar o futuro – ele
poderá passar pela internacionalização, portanto isso deve ser
tido em conta. Exemplo disso são marcas que usem a letra “Ç” ou
acentos – são muito mais difíceis de serem exportadas.
3 –
Subjectivo/Metafórico
Criar um conceito
ou uma imagem mental associada pode ajudar a que a marca esteja na
mente no consumidor. Por exemplo a Red Bull – Touro vermelho,
força, energia...; como estamos a falar de uma bebida energética
isso fará todo o sentido. No entanto, tenha cuidado com o facto de o
nome se poder tornar muito restritivo. Isso poderá ser prejudicial à
marca, na medida em que o mercado está sempre em mutação – ser
abrangente é um jogada defensiva que lhe pode evitar muitos
problemas a longo prazo, permite-lhe ter uma marca mais flexível e
não tão susceptível a dificuldades que poderão surgir de
possíveis mudanças futuras.
Fonte: Airnetmultimedia |
4 – Prático
Pense em cartões,
email, publicidade... se for um nome muito complicado vão ser
criados entraves a essa parte prática também. Vão, de forma
natural, existir mais erros nos contactos e nunca se sabe quando é
que se pode perder um cliente por um lapso desses! Mantenha as coisas
simples – ninguém quer ter um email como:
empresa@nomecomplicadíssimodeperceber.com.
O naming de algo é
uma etapa complexa na criação de uma marca. Lembre-se que em teoria
ele o vai acompanhar durante toda a vida da marca. Pense bem, teste,
veja mais à frente e trace todos os cenários possíveis para a
marca em termos futuros. Não queremos que a nossa marca tenha que
ser reinventada a meio do processo de consolidação porque, por
exemplo, não fora previsto que seria usada neste ou naquele país;
ou que o nome da nossa marca possa dar aso a interpretações erradas ou ou ter um significado diferente noutra língua.
Um bom nome vai ajudar a que a sua marca tenha um
maior reconhecimento e consolidação no mercado!
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