quarta-feira, 16 de março de 2016

QUAL O NOME CERTO?

Fonte: Stickybranding.com

Nike, Ferrari, Chanel, Levi's, Apple...são nomes que toda a gente conhece e reconhece! E porquê? Bom, a resposta é óbvia: são nomes pouco complexos e de fácil memorização!
Ainda assim, raramente o processo de escolha de um nome para uma marca é algo simples - Não é, mesmo.
Essa escolha é algo que, por vezes, é muito difícil e subjectivo – não existe nenhuma fórmula matemática para escolher o nome certo.
Continue a ler e terá algumas dicas de como escolher o nome ideal para a sua marca ou novo produto!

1 – Memorável
É essencial que as pessoas associem facilmente o produto à marca e que saibam o seu nome na altura de o comprarem ou recomendá-lo. Por norma, o facto de um nome ser demasiado complicado ou difícil prejudica a marca. Ainda que existam algumas marcas que o desmentem, por exemplo a Bang and Olufsen. Mas são excepções e não devem ser regra.

Fonte: Thenextweb.com

2 – Facilidade de pronunciação/escrita
Se complicar vai ser prejudicial, tanto a nível da memorização como da pronunciação. Por outro lado, nunca deve descurar o futuro – ele poderá passar pela internacionalização, portanto isso deve ser tido em conta. Exemplo disso são marcas que usem a letra “Ç” ou acentos – são muito mais difíceis de serem exportadas.

3 – Subjectivo/Metafórico
Criar um conceito ou uma imagem mental associada pode ajudar a que a marca esteja na mente no consumidor. Por exemplo a Red Bull – Touro vermelho, força, energia...; como estamos a falar de uma bebida energética isso fará todo o sentido. No entanto, tenha cuidado com o facto de o nome se poder tornar muito restritivo. Isso poderá ser prejudicial à marca, na medida em que o mercado está sempre em mutação – ser abrangente é um jogada defensiva que lhe pode evitar muitos problemas a longo prazo, permite-lhe ter uma marca mais flexível e não tão susceptível a dificuldades que poderão surgir de possíveis mudanças futuras.

Fonte: Airnetmultimedia
4 – Prático
Pense em cartões, email, publicidade... se for um nome muito complicado vão ser criados entraves a essa parte prática também. Vão, de forma natural, existir mais erros nos contactos e nunca se sabe quando é que se pode perder um cliente por um lapso desses! Mantenha as coisas simples – ninguém quer ter um email como: empresa@nomecomplicadíssimodeperceber.com.
O naming de algo é uma etapa complexa na criação de uma marca. Lembre-se que em teoria ele o vai acompanhar durante toda a vida da marca. Pense bem, teste, veja mais à frente e trace todos os cenários possíveis para a marca em termos futuros. Não queremos que a nossa marca tenha que ser reinventada a meio do processo de consolidação porque, por exemplo, não fora previsto que seria usada neste ou naquele país; ou que o nome da nossa marca possa dar aso a interpretações erradas ou ou ter um significado diferente noutra língua.

Um bom nome vai ajudar a que a sua marca tenha um maior reconhecimento e consolidação no mercado!


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