quinta-feira, 16 de março de 2017

3 MAIORES TENDÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO INTERNA

Muitas vezes já deu por si a dizer – “e agora o que é que eu faço?” ou “como é possível eu só saber agora, ou melhor como é que isto aconteceu?!”. Nesta abordagem vamos caminhar um pouco pelos corredores da sua empresa e apresentar-lhe 3 conceitos genéricos para desenvolver junto dos seus colaboradores.
Um dos objectivos da comunicação interna é criar uma forma de comunicar própria que muitas vezes leva a que a equipa se conheça tão bem que às vezes nem precisa de falar. Uma expressão facial ou tempo pensativo…já está! Sai um “Já sei o que fazer”, “Já sei o que estás a pensar”.
Mas isto não será possível são não existir um aguçar destas situações. Agora vem a questão: “E como é que eu chego lá?!”
Vai depender muito da empresa em si, colaboradores, meio, etc, mas não há impossíveis!

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1. Crie rotinas da Comunicação Directa
Com o crescimento da sua empresa é cada vez mais usual os colaboradores ficarem informatizados e diminuírem o contacto pessoal entre eles, ora poderá ser o começo de um grande problema. Criar dinâmicas internas, dentro e fora de horas laborais para gerar momentos de partilha poderá ser uma vantagem para este tipo de estímulo.
Desde o desporto à refeição poderão ser feitos mil e um conceitos.
Vamos passar a um exemplo, recentemente o Jorge Costa do FCP, partilhou que o FCP ganhou a Liga dos Campeões porque os jogadores partilhavam a confiança de que iam ganhar e que existia um entrosamento tal que ninguém combinava onde ia almoçar, todos apareciam no sítio do costume.

2. Meça as Acções Internas
Não tenha apenas a sua opinião das acções, meça o impacto das suas acções para que possa ajustar e satisfazer as condições de trabalho que disponibiliza. À medida que o desafio de negócio aumenta vão sendo criadas lacunas que serão preenchidas com formação, dinâmica de grupo, actividades extra. Se não medir, não sabe se a ideia que teve se ajusta. Se medir terá dados que o permitam ajustar cada vez mais ao seu target interno e cultiva-lo, para que se torne uma grande família.

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3. Gamificação - é mais cool trabalhar
Com uma constante adversidade conjuntural e o peso que as famílias carregam na própria sustentação, acabam por transportar esta carga negativa não só em casa, mas também no trânsito, no seu desporto e claro no trabalho. Este último, pelo facto de não lhe resolver o problema porque é daqui que advém o fruto principal, o seu papel tende a ficar mais pesado.
Então o objectivo da Gamificação é dar leveza ao colaborador e desconstruir o seu pensamento relativamente ao período do dia em que se dedica à empresa. Assume-se quase como uma terapia de trabalho.
Neste campo poder-se-á estruturar várias componentes de desafio, equipas ou individual, sendo que o por equipas será o mais interessante para estimular a entreajuda e o espírito de cooperação. Nunca esquecendo que as equipas devem ser rotativas para que não haja demasiado entusiasmo ou divisão.
Esta acção em concreto deverá ter “Objectivos”, “Regras”, “Check-points” e claro “Prémios”. Poderá ter uma componente de interligação com o negócio ou simplesmente distinta para que o colaborador perceba outras realidades.


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