quarta-feira, 8 de março de 2017

5 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A NOTORIEDADE DA SUA MARCA

A sua marca dá voltas e voltas e não há forma de se tornar consistente, reconhecida ou válida… Ao longo desta análise vai encontrar 5 pontos estratégicos que poderão ajudar que a sua marca tenha uma linha de comunicação com vista ao ganho de notoriedade.

O alcance de notoriedade não é assim tão utópico como aparentemente possa imaginar. Se pensar bem o seu cliente gosta de sentir o produto no seu todo, substância e utilidade na sua compra. Estas características podem estar presentes a todos os níveis e em qualquer ramo de negócio.

Uma marca com história - Casa de São Matias


1. ESTRUTURE A HISTÓRIA DA SUA MARCA

A primeira questão que lhe colocamos é “Quantos anos tem a sua empresa ou a sua marca?” isto será importante para o desencadear do enredo e todo o autentico romantismo em torno do protagonista, a marca.
Caso a sua empresa tenha mais de 20 anos, temos aqui um bom ponto de partida, a idade fala por si e acaba por ser um posto. Se eventualmente não tiver tantos anos quanto isso ou esteja a iniciar o seu percurso a sua história de fundação é importante, diríamos fundamental.
Pense numa perspectiva biológica, o ser humano é por si só um ser da natureza, então será mais ligado a estas simbioses mais naturais e orgânicas, e o processo de fecundação está na sua génese. Deparar-se com uma empresa que passa por um processo de origem tão semelhante vai criar relação e reconhecimento.

2. VÍDEO INSTITUCIONAL

Pois bem, leu correctamente. Palavras por si só não chegam e precisa de existir uma transposição visual que inspire sensações.
O vídeo executa esta máxima na perfeição. O seu potencial cliente vai saber mais sobre a sua marca de uma forma intuitiva. Neste vídeo poderá explorar, a história da marca, testemunhos, a visão e missão por parte do responsável máximo e experiência do produto ou serviço.

3. OPTIMIZE A SUA LOGÍSTICA

“Acertar é humano” escreva esta frase no seu ponto de logística para que nenhuma entrega falhe, seja um serviço ou produto, o importante é cumprir os prazos.
Uma vez comprometida uma data de entrega na sua loja online, no seu ponto de venda ou escritório, será importante manter esta seriedade. Hoje em dia, o fluxo é tanto e o dia-a-dia é tão stressante que uma empresa que não demonstre este facto acaba por surpreender o consumidor. Com esta missão cumprida ganha o visto de credibilidade, digamos que é um “cinturão” que arrecadou até chegar ao objectivo, a notoriedade.

4. IMAGEM CLARA, CENTRAL E TRANSVERSAL

Quantas vezes já viu no website de uma dada marca esta se apresentar com uma cor e no cartaz outra, na loja o logo antigo ou slogans com tipos de letra diferentes???
Esta incongruência não abona nada a seu favor. Comece por fazer uma análise interna ao que está a fazer de errado e que custos terá cada mudança.
Posteriormente, defina pontos de alteração necessários a cada período, vai saber quanto lhe custa uma campanha, uma mudança, a insercção de um novo produto, etc. Este é o ponto de partida para não ter surpresas, porque quando quiser mudar tem que manter a sua imagem coerente. Sim, essa coerência poderá ter custos avultados, mas não veja como um custo, veja como um investimento que terá de ser feito para o seu objectivo – notoriedade no seu máximo.
Já para não falar que um passo em falso pode ser fatal.
Após o levantamento tem o ponto necessário para que a equipa de marketing e design entenda o problema e consiga desenvolver um manual de normas de imagem, ou muitas vezes conhecido por Guidelines ou CI (Corporate Image).
A partir do momento em que fecha o “CI”, este passa a ser a “Escritura Sagrada” da empresa. Guarde-o em local de destaque para que nunca se esqueça dele.

5. PRESS RELEASE OU PUBLIREPORTAGEM PODE AJUDAR

Por último, acreditamos que um conteúdo jornalístico, pelo seu rigor e objectividade, poderá ser um canal interessante à chegada da notoriedade em pleno. Por norma, os jornais, sejam eles de papel ou digitais, blogs, websites de notícias, conferem um cariz credível à marca, uma vez que quem os lê os demarcam como entidades com notoriedade. Então, tem aqui um óptimo aliado!
Atenção! Nem todos os jornais correspondem ao seu target, há que pensar esta iniciativa parte integrante de uma estratégia.

Sem comentários:

Enviar um comentário