quarta-feira, 14 de setembro de 2016

5 DICAS PARA UM DESIGN PERFEITO DA SUA LOJA ONLINE


Hoje em dia cada vez mais as marcas apostam em ter um ponto de venda digital. Isso permite-lhes ter um contacto mais próximo e directo com o seu target. Ser possível comprar um produto em qualquer altura e em qualquer lugar, durante 24h por dia, sempre foi o sonho de todas as marcas.
Mas para que as lojas online tenham sucesso é necessário que, para além de um óptimo design e programação cuidada, determinados pontos-chave estejam a funcionar em pleno. São aspectos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Veja as 5 dicas que apresentamos e saiba quais são esses aspectos chave e como devem ser trabalhados:

1 - Criar áreas de destaque
A loja online deverá ter áreas de grande destaque para que as pessoas possam imediatamente aceder aos produtos que se quer destacar. Por exemplo, uma área de promoções ou um banner com produtos relevantes e com mais saída. Isto é uma forma de chamar a atenção de forma rápida e tornar o processo de compra muito mais simples. As pessoas chegam à loja online e, desde logo, são “aliciadas” com produtos chave ou com uma promoção que lhes vai despertar o interesse em comprar – essas informações devem estar em destaque na primeira página da loja. Cuidado com o exagero de banners animados, isso poderá retirar o foco do que realmente interessa: a compra.

2 - Hierarquizar a informação/produtos
Saber hierarquizar a informação é muito importante. Mostrar os destaques na página, despertando o interesse das pessoas e levando-as à compra ou à exploração da loja online em si.
Deixe os produtos de menor destaque ou as promoções menos importantes para áreas interiores da loja online. Há que saber dosear essas informações de maneira a que as pessoas não fiquem apenas ligadas à página principal e à possível promoção que está lá presente. Por outro lado, é necessário que as pessoas não se percam num emaranhado de muitas outras páginas e promoções – keep it simple and organized. Este é um dos grandes segredos para o sucesso da loja online( e que requer muita atenção e muito estudo).

3 - Facilidade de uso
Simplicidade é fundamental. Nem todos estão completamente familiarizados com o uso de um computador/internet/loja online/aplicações/telemóvel. Tudo deve estar pensado para que até esses utilizadores consigam facilmente aceder à loja online, navegar e comprar os artigos que desejam. Deverá existir redundância da informação, ou seja existir mais do que uma maneira de fazer a mesma coisa, mais do que uma maneira de comprar. Por exemplo, a pessoa poder comprar directamente na página do produto ou depois de adicionar produtos ao carrinho. Deixe tudo muito “transparente”, simples e directo – e o botão “comprar” bem visível, sem esquecer que as características e informações sobre o produto também devem ser bastante claras!
O processo de compra deverá ser muito simples e sem muitos passos.

4 - Imagens com qualidade
É necessário que os produtos de uma loja online tenham imagens de qualidade imaculada. As pessoas não estão a ver o produto ao vivo e nem querem ter que se deslocar à loja para o fazer (muitas vezes isso nem sequer é possível porque algumas marcas não têm loja física). Portanto as imagens têm que fazer essa função. Devem ser claras, objectivas, detalhadas, ter vários ângulos e, se possível, até incluir um vídeo ou um 360º (em casos que seja pertinente). Temos que agarrar o nosso cliente e não podemos deixar que ele “fuja” e para isso temos que lhe dar todas as informações sobre o produto e mostrá-lo com a máxima qualidade e detalhe.

5 - Ter informações de contacto e pagamento bem visíveis
Isto vai transmitir uma sensação de segurança na compra porque as pessoas vão imediatamente saber que existe um apoio caso exista algum problema e vão saber como podem pagar. Este ponto pode parecer muito simples e óbvio, mas muitas lojas falham nisto. Tente colocar-se no lugar do consumidor e imagine que está a visitar uma loja online onde os contactos e os meios de pagamento não estão bem visíveis... Porventura não iria avançar para a compra...

O uso de lojas online tem crescido de forma muito acelerada nos últimos anos e cada vez mais as pessoas optam por este tipo de forma de comprar. Assim sendo, é necessário estar na vanguarda do online para que os negócios e as marcas continuem a prosperar!


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