quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SKEUMORFISMO E FLAT DESIGN – DUAS ABORDAGENS DIFERENCIADAS MAS CRIATIVAS

Design Skeumorfico | © webbgaraget 

Esta semana trazemos para debate uma questão fracturante. Uma abordagem mais Skeumorfista ou Flat, qual delas a melhor? Se não sabe do que estamos a falar, continue a ler o nosso texto! Vamos explicar tudo.

Primeiro importa esclarecer que Skeumorfismo não é uma doença! Não de assuste! Skeumorfismo é, de forma muito simples, a criação de objectos digitais tendo como base as suas características físicas. Por exemplo, a interface gráfica que simula a leitura de um livro físico num E-Reader (o acto de “folhear”).
O Flat Design é uma forma minimalista de design, muito usada pela Google. Trata-se de uma simplificação muito grande de todos os traços, conferindo-lhe uma estética mais clean e “digital” (uma vez que não procura grande inspiração no mundo físico).
Esclarecidos estes conceitos, podemos então dar continuidade à nossa reflexão!

Flat Design | © wikipedia

Ambas as correntes apresentam vantagens e desvantagens, no entanto, actualmente, parece que a corrente do Flat Design está a ganhar vantagem. Estamos a assistir uma proliferação cada vez maior deste tipo de design (muito por culpa da influência da Google).

Mas então porque é que isso acontece? Não existe uma explicação 100% correcta. O que podemos dizer é que hoje em dia esta estética é muito mais bem aceite pelo público. As referências do mundo real começam a não ser tão relevantes, uma vez que o público, que já está bastante educado para o mundo digital, já se encontra perfeitamente confortável e identificado com o mundo digital. Isto permite uma abordagem muito mais leve (com muiiittooo menos MB's), mais rápida e mais “digital”.

Ainda assim, um ambiente Skeumórfico é bastante apelativo em alguns contextos como por exemplo o dos livros, Pin Boards (que todos nós temos no trabalho ou em casa) ou até mesmo de relógios. Este tipo de design faz com que exista uma aproximação maior com o mundo físico, o que torna essa experiência um pouco mais “quente” e menos digital. Poderá interessante para um público mais saudosista e menos ligado às novas tecnologias ou apenas porque o utilizador prefere esse tipo de interface. Não existe propriamente um certo ou errado. Existem sim referentes do mundo físico que são aplicados ao mundo digital e que ajudam a que ele se torne menos frio, mais humanizado e mais próximo da realidade que conhecemos fisicamente.

Então e o nosso leitor, de que lado da barricada está? Que tipo de design prefere?


Sem comentários:

Enviar um comentário