quarta-feira, 2 de março de 2016

TEMPESTADE CEREBRAL

Fonte: designices.com

Retomando um pouco um assunto (processo criativo) que já aqui (5 LEIS DA MENTE CRIATIVA) não dá para associar uma hiperligação com esse link ao titulo do artigo? exploramos, decidimos dedicar este texto exclusivamente ao Brainstorming, devido à sua relevância para o processo criativo.

O Brainstorming é uma ferramenta que na Brainstorming não resultar em nada de relevante.

sua base pode ser um óptimo desbloqueador de ideias. Sistematizar conceitos e deixar o cérebro fluir podem ser as formas mais correctas para ultrapassar os desafios que nos vão sendo colocados. Esta ferramenta pode servir para praticamente tudo, desde a criação de novos produtos, novas características dos produtos, acções de comunicação...; o importante é que esse objecto esteja claro para todos os intervenientes no processo, sob pena de o

Podemos dizer que o exercício de Brainstorming é algo muito eficaz, mesmo que à primeira vista pareça algo rudimentar. De facto, é muito simples. Só precisa de pessoas, concentração e, possivelmente, um papel e uma caneta. Foque-se no problema que deverá ultrapassar e vá registando as ideias.

Fonte: stackstreet.com

Tenha em mente que o Brainstorming é um meio para atingir um fim. Ou seja, ele fornece um conjunto de ideias e sugestões que precisam de ser ainda trabalhadas como forma de se chegar à “tão querida” solução! Devemos ir “afunilando” as ideias, encadeá-las e optimizá-las ao problema que temos em mãos. Comece por ir dizendo aquilo que lhe vem à cabeça (sempre focado no objectivo final) e vá deixando de parte as ideias que não servirão o seu propósito, ouça os outros e juntos aprimorem a linha de pensamento – ideias puxam ideias e raciocínios. Neste caso quantidade pode ser qualidade.
Não tenha medo daquilo que vai dizer e, sobretudo, não deixe nada por dizer. Aí poderá estar um princípio para algo grandioso! Para uma ideia brilhante. 
Saiba ouvir os outros, não critique por criticar e saiba trabalhar em equipa – isto é fundamental para que o Braistorming engrene. 

Ainda podemos destacar outro dos benefícios que o Brainstorming apresenta: ajuda a reforçar o espírito de equipa e fomenta a boa relação entre os colegas. O colaborador acaba por se sentir valorizado, pode emitir a sua opinião e encontra-se com o mesmo nível de importância do seu superior – sente que é parte do processo criativo e que o seu toque pode fazer a diferença.

Esta ferramenta poderá ainda servir como ajuda para resolução de outros problemas que não aquele em que estamos focados no momento; ou até poderá, em última instância, resultar numa ideia que dê aso a um novo projecto ou desafio! Nunca devemos descartar uma ideia, mesmo que no momento ela possa parecer descabida – nunca se sabe em que momento pode ser útil. 
Insistimos, nunca deixe de guardar as ideias!

Avalie os prós e os contras e decida o melhor para vencer. Registe isto: criatividade e inovação podem nascer de um bom Brainstorming!


Sem comentários:

Enviar um comentário