quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O WEBSITE QUE SEMPRE DESEJOU


O design sempre foi uma peça fundamental na engrenagem da comunicação e hoje, numa vertente web, assume um papel ainda mais relevante no contacto com o cliente ou potencial cliente. As lojas online multiplicam-se e os sites corporativos passam a ser uma face da empresa. Num meio onde a competitividade é global, como deverá fazer para se destacar? A resposta é clara: Ter um website TOP!
Para o ajudar apontamos alguns dos pontos-chave para o conseguir!

1 – Planeamento
A fase mais crítica é mesmo a do planeamento. É aqui que tudo é pensado e experimentado – um bom plano, realizado por uma equipa experiente, trará resultados. 
Devemos pensar na finalidade que o website terá, na forma como vai ser apresentado, os conteúdos a serem inseridos e onde serão colocados, as cores, as formas, os espaçamentos, a tipografia, os tamanhos, as margens... - Tudo.
Nada pode ser deixado ao acaso.

2 – Estrutura
A estrutura do website é algo fundamental e tem que ser pensada para o objectivo final da empresa. É esse propósito que deverá e quererá destacar. Não esquecer o call to action! Colocar em destaque aquilo que mais interessa e ter atenção às zonas quentes do olhar! É aí que deverá ser inserida a informação mais relevante. As imagens devem ser estrategicamente seleccionadas e posicionadas no local ideal. Um conselho: não exagerar no número de páginas ou elementos.
O website deve ser pensado num formato responsivo que, além de ser mais agradável na navegação em dispositivos moveis (cada vez mais proliferados), é um ponto positivo no ranking da Google. Ou seja, o seu website terá um índice de qualidade maior e será mais relevante na pesquisa do conhecido motor de busca.

3 – Navegabilidade
O utilizador deverá conseguir navegar facilmente por todo o website e encontrar diversas formas de chegar a todas as páginas. A redundância de informação e de acções é um ponto importante, na medida em que o utilizador deverá ter mais do que uma forma para realizar a mesma acção tudo (como já foi referido, não exagerar... a experiência neste campo faz milagres) – não queremos desviar o nosso público do objectivo final, nem queremos que se disperse na página. A título de exemplo: numa loja online incluir várias possibilidades diferentes de compra ou ter os contactos sempre visíveis no topo da página.

4 – Texto
Os textos devem ser bem escritos, perceptíveis, legíveis e direccionados para o target que se pretende atingir. Outra preocupação a ter em conta aquando da elaboração dos textos é a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que tornará o texto mais “pesquisável” no Google.
Uma boa prática será criar um blog e incluir lá textos originais, relevantes e que interessem ao público-alvo – isto permite aproximar o público e a empresa e facilita uma identificação com a marca, produto ou serviço.
Outro aspecto, não menos importante, é a escolha da fonte – à primeira vista parece algo irrelevante e até simples, o que é certo é que não é. Requer um grande trabalho de pesquisa e de tentativa-erro (muita experimentação!). 

5 – Cores
Deve existir harmonia na palete de cores! A utilização de cores associadas à marca e de cores que sejam agradáveis à leitura são os segredos para o sucesso – não se esqueça que o espaço para o olhar “respirar” é muito importante para não cansar o leitor!

Em jeito de conclusão podemos dizer que todos estes elementos são muito importantes para ter um website com uma elevada performance e que se traduz em resultados.


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