quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

AS 5 LEIS DA MENTE CRIATIVA


Uma ideia é um ponto de partida para a criação de algo novo e diferente. É um processo que necessita ser trabalhado e aprimorado. Uma ideia é como uma pedra que precisa de ser moldada para se tornar uma escultura!
Não pense que ter ideias ou ser criativo é apenas um dom... existem muitas formas de se estimular o processo criativo. Ora veja:

1 - Ler muito e observar muito
Ler, ler e ler. Abrir os seus horizontes, apreender novas perspectivas e formar contextos, são importantes formas de estímulo criativo. Quanto mais conhecimento sobre aquilo que o rodeia mais hipóteses tem de ir mais além... ou mesmo de se inspirar.
Observe o mundo, o que se faz, o que já foi feito e o que ainda está por fazer e precisa ser feito - combine isso com os seus conhecimentos e feitos que julga impossíveis de poderem acontecer!

2 - Faça Brainstormings
Esta técnica é óptima para se sistematizar informações. As palavras ou pequenas ideias podem resultar em grandes ideias ou em grandes progressos. Nada do que possa dizer será inadequado. Trabalhe sobre isso, “parta pedra” e os resultados virão. A discussão em grupo também poderá ajudar... Alias o trabalho em equipa é sempre muito mais fácil – no nosso caso, felizmente, só podemos estar orgulhosos da equipa que temos.



3 - Desafie as regras
Não se conforme com o trivial. Queira sempre ir mais além. Desafie o óbvio. Seja diferente e sem preconceitos. Diríamos mais... faça aquilo que nunca ninguém fez. Se uma ideia lhe parecer óptima e decidir partilhá-la com alguém veja a reacção dessa pessoa. Se concordar consigo... desconfie – as melhores ideias são aquelas que parecem as mais estapafúrdias... aquelas que à partida causam atrito. Isso é ser diferente e desafiar o instituído, causando assim alguma relutância à primeira vista.

4 - Sem medo de errar / persistência
Falhar faz parte do processo de crescimento de qualquer individuo. Libertando-se desse complexo estará mais livre para pensar sem restrições, logo, a probabilidade de “vitória” será maior – lembre-se que o certo ou errado é algo MUITO relativo. 
Porque é que acha que se costuma dizer que as crianças são muito criativas? Porque elas não têm as barreiras ou preconceitos que vamos adquirindo ao longo do tempo... isso permite-lhes ter um pensamento mais livre – logo mais criativo.

5 - Ocupar-se com outra tarefa
Quando existe pressão, por vezes, é mais difícil que o pensamento flua. Relaxar, pensar noutra coisa, praticar desporto, passear... pode ajudar a que as ideias apareçam. O importante é nunca desistir e anotar tudo aquilo que possa ser um progresso ou desenvolvimento – assim evitará que se possa esquecer!

Em suma, ter predisposição para a criatividade ajuda mas não é tudo. Não pode ficar apenas “agarrado a isso”... tudo se trabalha e tudo é passível de ser melhorado. É preciso treino... é como ir ao ginásio!
Com o tempo tudo se vai tornando mais fácil e mais “descontraído”. Tente ser flexível e estar aberto a novos desafios – sair da sua área de conforto pode ser meio caminho andado para aguçar o engenho e criar.


Sem comentários:

Enviar um comentário