quarta-feira, 31 de maio de 2017

AS 3 MEDIDAS PARA UMA ACÇÃO DE VERÃO

Esta é altura em que as marcas se debruçam nos briefings e brainstormings para desenvolver uma acção actual, tendência e que apoie toda uma dinâmica interactiva com o seu público.
Recorrendo à análise interna do seu plano de comunicação existem alguns pontos que devem ser lembrados e nunca dissociados, porque poderá ser fatal para uma acção insuficiente ou nula em termos de retorno. Nunca esquecendo que o retorno poderá ser avaliado em vendas ou notoriedade, nem todas as acções devem ser vistas como acções com propósito comercial, talvez a notoriedade será o ponto mais importante para chegarmos ao escoamento de stock.
Quais são estes pontos?
O seu target, o seu marketing mix e a sua análise swot, são alguns pontos-chave, que ajudarão à decisão das 5 medidas. São elas:


1. A ESCOLHA DE UM LOCAL

O local é por excelência a peça fulcral para o sucesso ou insucesso da acção.
Saber onde o seu público está poderá variar desde a actuação junto ao ponto de venda, passando pela praia, ponto turístico ou, por exemplo, grandes eventos de verão.
Dentro destas hipóteses dever-se-á sempre estudar probabilidades e medidas de contingência para que o ponto-chave seja rentabilizado. Ou seja, ter um plano B pode ser útil!

2. OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

Neste tipo de iniciativas, recorrer a uma promotora ou uma animação especializada é mais recorrente, porém existem outras formas. Hoje em dia com as redes sociais ou passatempos no website um elemento de marketing de guerrilha, por exemplo, poderá criar impacto.
Caso opte por uma promotora os seus adereços e elementos de comunicação são essenciais para criar mancha no local, atraindo olhares e interesse.


3. INTERACÇÃO

Hoje em dia, não basta colocar uma promotora no calçadão a entregar flyers. O consumidor está à espera de ser surpreendido ou desafiado pela marca. Um bom jogo cognitivo poderá ganhar uma legião de fãs e estes tornarem-se um bom comercial da marca.
Pegando no mote do ponto anterior um passatempo, jogo ou dinâmica que envolva os meios de comunicação da marca poderá ser um bom método para fidelizar e reter o seu consumidor para uma comunicação a longo prazo. O que, no fundo, as marcas mais apreciam, a fidelização.

Anotou as 3 medidas? Que saia daí uma bela acção de verão!

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