quarta-feira, 29 de março de 2017

O GAP ENTRE O INVESTIMENTO E O RETORNO EM MARKETING

Caso seja o Gestor da Empresa ou Director de Marketing, já se questionou, muitas vezes, do quanto uma campanha ou acção de marketing lhe pode “render”. Bom, há que mensurar cada passo, sim, mas antes deverá seguir passos firmes.
O nosso conselho mais primário é conhecer a empresa, de verdade. Falando um pouco do nosso prisma, por vezes, damos por nós num cliente e ele tende a omitir dados que nos são importantes, muitas vezes sem intenção. Ora, se assim for começa-se a desenvolver o “gap”. Cabe-nos a nós elimina-lo, desmistificando-o ou fazendo o verdadeiro papel de pároco imperando “então confesse-se”!

Foto: flirck.com
Portanto, não faça isso internamente, porque vai ter de fazer um briefing e terá que espelhar esses pontos no objecto ou introdução do mesmo. Então, a primeira parte ocupe-a com a análise interna e externa da empresa, ou seja analise o seu marketing-mix, missão, valores, etc… e também a sua concorrência, mercado e dados socioeconómicos.
Estes dados serão importantes e darão suporte ao passo seguinte.
O 2º passo resulta das conclusões do primeiro, se o passo for criar um produto novo por via de um nicho identificado na análise interna, então há que o trabalhar. Se da sua análise resultou um reposicionamento de produto, vamos elaborar um plano de acção para que o mesmo tenha um maior fluxo de vendas. E aqui temos o briefing.
No 3º passo vem para nós a parte mais divertida, que é agarrar o desafio. Tente que este não ultrapasse mais uma página. Disponibilize a análise estruturada, poderá haver pontos que à partida não identificou e que uma pessoa que lida com casos distintos consiga detectar.
Neste passo é assim desenvolvido, o conceito, plano de acção e método de implementação, sempre sustentado com base nos passos anteriores. Esta ordem de trabalhos é importante para o aspecto central deste artigo (o retorno).

Foto: Behance

No 4º passo dá-se o desenvolvimento de ferramentas ou métodos de medição de retorno.
Por exemplo, num lançamento de um novo produto é importante, se se tratar de um evento de “prova”, sentir o que o consumidor esteve a saborear, usar ou experimentar. Muitas vezes isto é feito através de um inquérito, ou simplesmente pelo feedback que deixou na rede social. Num evento, será a adesão, mas também tal como o produto novo poderá ser a repercussão que houve nos meios ou na divulgação dos intervenientes no seu grupo de influência. Em que este último, se repercute nas vendas.
No fim há que fazer contas e ajustar a estratégia com as conclusões das iniciativas com uma nova análise de mercado.

Não se esqueça da fórmula mágica:
ROI = ((Receita gerada – Custos da campanha) / Custos da campanha) * 100

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