quinta-feira, 6 de outubro de 2016

DESIGN DE APPS

Fonte: socialbeta

A explosão dos dispositivos móveis tácteis criou um novo mercado para os designers. O das Apps!
Hoje em dia existem Apps para tudo e o seu número não pára de crescer. Um dos elementos diferenciadores nas Apps são a qualidade do seu layout e a forma como são executados em termos de programação. O nosso foco neste texto está em fornecermos algumas dicas para ser criado um design único, funcional, limpo e agradável para a sua App!

1 – Cores
É muito importante “perder” algum tempo a testar as cores que vai querer usar na sua App e assim perceber quais os sentimentos e sensações que pretende passar. O ideal é optar por cores flat ou cores limpas. Claro que depende, em último caso, do estilo a ser utilizado e do objectivo da marca e da App. Apesar de ser um campo um pouco subjectivo, existe sempre a necessidade de tentar fugir a  essa subjectividade e ser o mais objectivo possível – Aplique muito rigor na hora de decidir as cores a serem utilizadas, não se fique pelo “parece-me bem”. Aconselhe-se com profissionais experientes e teste, teste, teste...

2 – Contrastes
O uso de contrastes e cores contrastantes vai ajudar a que a informação fique mais facilmente visível e pode ajudar na sua hierarquização. É uma boa dica para tornar a sua App mais agradável e “catchy”, bem como mais simples, intuitiva e previsível (prever determinados comportamentos do utilizador).

3 - Elementos
Este é um ponto que não deve ser, de maneira nenhuma, descurado. É fundamental ter icons, botões, caixas, texto, imagens, espaçamento... bem trabalhados, facilmente reconhecidos e funcionais. Não se esqueça de dar uma atenção extra ao icon que vai ficar disponível no ambiente do dispositivo!
Por outro lado, a disposição e organização da informação na App também é algo muito importante. Lembre-se dos padrões que normalmente são utilizados e inove a partir daí. Isso vai facilitar o trabalho e maximizar os seus resultados. No entanto, convém não exagerar nas cores e padrões dos botões ou icons– o simples e agradável é sempre uma escolha acertada.

4 - Facilidade de Navegação e Identificação
Um óptimo layout para uma App tem que ser algo mais do que apenas esteticamente apelativo. Isso não basta. A funcionalidade terá que ser considerada fundamental neste campo. Ninguém quer utilizar uma App que seja muito agradável em termos de formas, mas que ao mesmo tempo seja demasiadamente pesada e pouco funcional.
Toda a informação deve ser facilmente consultável e em poucos cliques; as acções devem ser muito intuitivas. É esse o segredo do sucesso no desenvolvimento de layout para Apps!

Num mercado em constante expansão e cada vez mais competitivo, é fundamental que a sua App não fique para trás e para que tal aconteça é necessário que o investimento neste tipo de design seja feito de forma correcta. Lembra-se que o “futuro” (já presente) das marcas passa muito pelas Apps e pela sua capacidade de gerar leads!


Sem comentários:

Enviar um comentário