quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

Fonte: visual.ly

As cores são um dos aspectos que mais influenciam o nosso processo de decisão. O produto pode ser magnífico, mas se não gostarmos da cor... está tudo perdido, não concorda? Acontece o mesmo se transpuser esse princípio para a publicidade. Um anuncio pode (e vai) atraí-lo pela cor! 
Continue a sua leitura e compreenda um pouco mais sobre este “fenómeno” colorido:

A cor é uma excelente maneira de chamar a atenção das pessoas e, automaticamente, causar-lhes um certo tipo de atracção directa ou transmitir sensações inconscientes que lhe passam mensagens (mesmo que não queira ou não se aperceba). São portanto uma ferramenta muito forte ao dispor das marcas.

É por isso que o processo de selecção, para uma marca, para um produto, para um logo, para uma publicidade... é algo que requer muita atenção, cuidado, estratégia e conhecimento. Uma escolha desajustada ou errada poderá levar a que os resultados não sejam os esperados. 

Existem cores que nos são mais próximas e outras que nos chocam. Umas causam repulsa e outras atraem. Tudo isto é um jogo que deverá ser jogado pelas marcas, com o objectivo de chamar a sua atenção e assim “controlar” os sentimentos e emoções do seu target. Portanto, é evidente que as cores passam ideias e sentimentos e fazem-nos ter reacções muito mais emocionais do que racionais. 

Com efeito, e seguindo um pouco esta ideia, podemos então perceber que determinado tipo de marcas (como por exemplo as premium) fazem uma selecção de cores baseada na reacções e “preconceitos” que as pessoas vão ter em relação a essas mesmas cores. Neste caso (marcas premium) utilizam muito o preto e dourado como cores predominantes. Essas cores transmitem firmeza, ideia de gourmet e sobriedade. Marcas que passam a ideia de serem distintas e finas. 

Fonte: winnin
Fonte: hipersuper














Fonte: searchcode

Por outro lado, as marcas mais populares utilizam cores mais quentes e que se destacam com mais facilidade, causando um choque maior. Outras das cores que normalmente fazemos associações simples são o verde para a natureza, azul para mar, branco para clínica e saúde... os exemplos são intermináveis. 

No entanto, isso não é inteiramente linear. Existem pessoas que têm uma leitura diferente das cores, fazendo com que nem todos reajam da mesma maneira a todas as cores. Tudo isto vai tornar ainda mais complicado o trabalho do criativo.

Já imaginou o que seria um mundo sem cor? Muito insosso... O mesmo acontece no mundo da publicidade e no mundo das marcas. Um cartaz sem cor, apenas com texto... Não iria ser apelativo, não iria chamar a sua atenção, não iria vender, todos os produtos iam ser iguais numa prateleira do supermercado... Estamos habituados a que as cores tenham um papel regulador dos nossos gostos e até de algumas das nossas atitudes perante a vida e a sociedade (como sinais de trânsito). Portanto faz todo o sentido o seu estudo e a sua aplicação cuidada no mundo do marketing – as marcam querem seduzi-lo e uma cor provocante vai ajudar a que isso se torne mais fácil!


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