quinta-feira, 21 de julho de 2016

CRIATIVIDADE POR EMAIL

Fonte: collaborativeshift

Uma das formas mais comuns de comunicação directa entre as marcas e os seus consumidores é a newsletter. Num mundo ideal todos os clientes iriam abrir essa newsletter e ler o seu conteúdo, mas na realidade isso não acontece – quantas newsletters recebe e nem as abre ou não presta a devida atenção ao que elas contêm? A resposta é: demasiadas!
Então o que fazer para que as newsletters da sua marca/empresa sejam abertas e lidas com atenção? Nós, como sempre, não o vamos deixar ficar mal e vamos ajudá-lo a responder a esta questão.

Em primeiro lugar, é necessário planear que tipo de conteúdos vão ser veiculados e qual a sua periodicidade. Não adianta ter uma comunicação muito frequente se não tiver informação relevante para satisfazer essa cadência. Aposta mais na qualidade em prol da quantidade.

O título é definitivamente o mais importante na newsletter. Um mau título equivale a lixo ou activação do filtro de spam ou até mesmo a remoção da corrente da newsletter... A criatividade tem que ser bastante aguçada. É neste capítulo que deve investir a maioria do seu tempo e é aqui que vai ganhar a atenção do seu target. Um conselho: evite palavras como grátis ou oferta, pois a probabilidade de serem filtradas pelo spam é grande.

Deve então tentar ir mais além do que as habituais promoções/descontos/ofertas – a quantidade deste tipo de mensagens que recebemos é imensa, fazendo com que o interesse passe a ser diminuto. Tente conjugar as ofertas com conteúdo que seja realmente relevante. Por exemplo: dar instruções ou dicas para a utilização de determinado produto, combinar esse produto com outros... As possibilidades são imensas.

Tenha especial cuidado com o design da sua newsletter e com a sua configuração. Mantenha tudo simples, mas com a criatividade a níveis bastante altos. Também é importante que seja fácil a subscrição da newsletter no website da empresa. O design desse aspecto também deverá ser muito apelativo, directo e call to action. Teste muito e teste todas as possibilidades; vários formatos, vários ecrãs, vários dispositivos, vários sistemas operativos... É fundamental que tudo esteja a 100% no maior número de formatos possível.

Por fim, lembre-se que apesar de o cliente ter subscrito a newsletter não ache que ele será um cliente ganho. Ele não irá abrir todas as newsletters que lhe envia apenas porque as recebe. Tenha atenção a este aspecto e use e abuse da criatividade e dos call to action para que tenha sempre o seu público presente, atento e interessado.


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