quarta-feira, 11 de maio de 2016

SINAIS DE CRIATIVIDADE


A criatividade em sinalética não é algo muito simples de ser aplicado. São necessárias algumas técnicas de apresentação de informação e um excelente conhecimento em linguagem visual. Para garantir que não envia ninguém para o sítio errado leia as dicas de como criar a sinalização mais clara e perceptível possível:

1 – Clareza 
A mensagem deve ser clara e inequívoca. As frases e/ou os pictogramas devem ser facilmente legíveis e perceptíveis, não deve existir margem para segundas interpretações (a menos que isso faça parte da estratégia criatividade ou do objectivo final da sinalização). Deste modo, as siglas devem ser evitadas ao máximo. Podem gerar confusão e dificuldade no entendimento - de certeza que já passou por uma situação semelhante!
Por outro lado, a selecção do tipo de fonte e o modo como ela é apresentada são outras das situações que devem ser muito bem pensadas e testadas, uma má escolha pode resultar num rotundo fracasso.

2 – Localização
A sinalética deve estar adequada ao ambiente em que está inserida. Variáveis como altura, tamanho da letra, tamanho da sinalização e até mesmo o seu suporte devem ser pensadas em função da localização da sinalização. Sinalética mal localizada, pouco visível ou pouco iluminada são problemas que devem ser antecipados previamente, um bom planeamento e estudo são fundamentais para a obtenção do sucesso.

3 – Redundância 
Existe a necessidade de avaliar se é necessária informação complementar aos pictogramas ou se, por outro lado, existe mesmo a necessidade de inclusão dessa informação em forma gráfica. 
Por outro lado, podemos utilizar alguns preconceitos (no sentido de ideia preconcebida e aceite na sua generalização) como por exemplo: vermelho para proibição ou o verde como afirmação. Este “aproveitamento” de uma ideia existente vai simplificar a absorção da mensagem. 
Ainda assim, e apesar de tudo isto parecer muito “mecânico”, existe muita margem para a criatividade, mesmo que este cenário pareça um pouco impositivo – não é fácil, mas é um desafio muito aliciante!


4 - Público-Alvo
Existe a necessidade de conhecimento prévio da localização e também das pessoas que vão “consumir” a sinalética. Ela deverá ser adequada a esse target, bem como à sua função no espaço, podendo ser uma sinalética interior ou exterior – deverá existir uma atenção diferente a particularidades que ambos os tipos de sinalética apresentam já que a forma de trabalhar em ambos os casos é bastante diferente.
A sensibilidade para entender para que público estamos a trabalhar vai ajudar na obtenção de um foco maior na criação e na criatividade, deixando de lado uma abrangência excessiva da mensagem – a criatividade irá fluir melhor!

A sinalética tem como objectivo a informação e orientação das pessoas e é com isso em mente que se deve partir para a sua criação. Simplificar ao máximo (sem deixar o lado criativo surgir) e ser objectivo, claro e conciso são máximas que devem estar sempre presentes na construção deste tipo de design. Como já referimos, o trabalho de design de sinalética é algo que necessita de muito estudo e muita experiência para que a sua execução seja perfeita.


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