quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

5 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE UM LOGO PERFEITO


Sabia que o logotipo é um dos instrumentos de comunicação mais importantes de uma marca? Neste artigo apresentamos-lhe algumas dicas para que tenha um logo que cause impacto e seja memorável!

1 – Planeamento e criatividade
Numa primeira fase é necessário realizar um estudo sobre a concorrência... conhecer o mercado é muito importante para se perceber aquilo que já foi feito e como foi feito.
O brainstorming é crucial nesta etapa. Isso ajuda a estruturar o pensamento e a deixar a criatividade fluir. Aconselhamos a que seja feito em grupo, na medida em que “duas cabeças pensam melhor que uma”.
Devemos usar a máxima do “keep it simple” e focar-nos nos valores da marca e naquilo que ela pretende transmitir. É fundamental fazê-lo, pois só assim será possível uma simbiose perfeita entre logo e marca.

2 – Formas e formatos
A escolha da forma deve ter em conta diversos tamanhos, utilidades e diferentes tipos de suporte. Deve ser legível e fazer sentido, no mais pequeno dos suportes até ao maior dos outdoors. Tenha muita atenção a este aspecto pois ele irá definir a aplicabilidade do seu logotipo e muito do seu sucesso.
Pense em marcas como a Nike ou a Coca-Cola que apresentam logotipos bastante simples e que toda a gente reconhece. Simplicidade e funcionalidade.

3 – Tipografia
É, talvez, a tarefa mais árdua para um designer... a escolha da tipografia adequada. A variedade é tanta que é muito fácil a queda no abismo. Nunca seleccione duas tipografias diferentes para o logo... teste, teste e teste. Não tenha medo da tentativa-erro e vá partilhando o seu trabalho para que possa ter outras opiniões. Normalmente, com a experiência, sensibilidade e bom senso o trabalho “corre” com mais facilidade e a harmonia e construção tornam-se processos mais simples e menos morosos. Ainda assim, tenha em atenção que nem toda a gente possuí estes requisitos.

4 – Selecção cromática
A selecção de cores é algo bastante difícil e trabalhosa. No entanto, é algo fundamental e define o sucesso ou insucesso do logo, no que diz respeito ao seu impacto e como elemento difusor da mensagem da marca. Evite as cores demasiado fortes e opte por aquilo que faz mais sentido dentro do seu segmento e ideia da marca. Por vezes, a utilização de uma só cor é o melhor. No entanto, lembre-se que as cores despertam diferentes sensações nas pessoas e têm uma associação psicológica inerente. É interessante saber “jogar” com isso.

5 – Seja original e transmita os valores da empresa
Mantenha-se fiel ao que a marca representa e ao que quer transmitir. Não use e abuse de artifícios ou efeitos. Com a panóplia de efeitos que, hoje, temos acesso é muito fácil cair no erro de “querer mostrar” que se sabe fazer. Não vá em modas e no que a tendência actual indica. Pense mais à frente pois o seu objectivo é que a sua marca perdure e não que seja algo momentâneo... se vai seguir todas as “modas” irá ter que mudar demasiadas vezes o logo e isso não é benéfico para que a sua marca seja memorável e facilmente reconhecida. Marque a personalidade da sua empresa.

Não se esqueça dos objectivos que o logo
tipo tem: representar a marca, criar impacto, ser memorável e resultar em mais vendas. Como tal, não deverá ser menosprezado e deverá ser trabalhado por profissionais competentes, que garantem resultados e que ajudam a sua marca a crescer e a ter a notoriedade desejada.

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