sábado, 6 de junho de 2009

Homem T invade Aliados




"Novo projecto, que assinala o 15.º aniversário do Espaço T, pretende, nas palavras do director Jorge Oliveira, ser uma intervenção que provoque a "reflexão acerca do Homem"
O slogan "Numa sociedade inclusa de todos e para todos" deu o mote para a apresentação do projecto "Homem T", uma iniciativa "já idealizada há três anos" que pretende ser "uma intervenção cultural que faça as pessoas felizes", motivando ainda a "reflexão acerca do Homem".

O propósito é explicado por Jorge Oliveira, director do Espaço T, a instituição de solidariedade social que comemora este ano o 15.º aniversário de existência.
Para o projecto foram convidados 100 artistas plásticos, entre os quais Albuquerque Mendes, tido como um "grande apoiante do Espaço T". A ideia é que cada um dos convidados pinte um dos 100 modelos em fibra de vidro do tamanho de um homem médio e que essa representação seja a imagem que cada artista possui do "Homem Total". Aos artistas convidados foi entregue um pequeno poema onde é exposto o conceito a desenvolver.


Jorge Oliveira afirma que o objectivo não é apenas o de "fazer uma exposição de arte" mas também ter impacto social, através da "reflexão e interacção do público" uma vez que, numa fase posterior [ver caixa] as obras vão estar expostas na Avenida dos Aliados.
O responsável diz ainda que "é preciso pôr a sociedade a falar de sentimentos", fazendo alusão aos meios de comunicação social, que propagam as notícias de "tragédias" e da tão falada crise. O director do Espaço T defende, de uma forma geral, que a sociedade não pode "ficar só centrada nas necessidades básicas de Maslow".
Para além das componentes social e artística, o projecto "Homem T" tem ainda como objectivo o "auto-financiamento da instituição". Depois de concluídas as obras, vai ser criado um catálogo para venda, com fotografias dos "Homem T" e biografias de cada artista. Mais tarde, os bonecos vão ser leiloados, sendo que os lucros revertem para a instituição. Jorge Oliveira acrescenta: "se houver retorno financeiro, gostaríamos de criar outro evento igual ou semelhante noutra cidade do país"."



Notícia e Fotografia de Joana Coimbra Martins - jpn@icicom.up.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário