quarta-feira, 1 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN RESPONSIVO!


Actualmente vivemos num mundo em que a mobilidade e a portabilidade são conceitos que estão muito em voga. Prova disso é a elevada disseminação de dispositivos móveis que nos permitem ter acesso a toda a informação que pretendemos em qualquer lugar onde estejamos – longe vão os tempos em que o telemóvel apenas servia para fazer chamadas. No “novo mundo mobile” os tablets e os smartphones estão a rivalizar com os computadores (desktop ou portáteis) pelo domínio do mercado da informação – é mais simples, mais rápido e quase sempre apresenta a mesma eficácia (que tende a aumentar).

Neste contexto, surgem novos desafios na construção de websites, nomeadamente relacionados com o elevado número de diferentes tamanhos e resoluções de ecrãs. É aí que surge o design responsivo. Esse tipo de design é um passo em frente em relação à construção de websites diferenciados para versões mobile (os m.qualquercoisa.com). O Google passou a dar muito mais relevância a sites que apresentem um design responsivo, uma vez que o acesso é todo feito pelo mesmo url, existindo uma taxa de rejeição muito menor. As antigas versões mobile (com o duplo url e duplo website) dividam o tráfego e não eram tão agradáveis como as novas versões responsive

O design responsivo não é mais que a resposta dos designers e programadores aos novos desafios que esses dispositivos mobile apresentam, ou seja tornar navegáveis (e adaptados) todos os sites, a todos os tablets e smartphones, num website/url “único”. 

Já toda a gente teve a experiência de navegar num site que não está ou estava preparado para a navegação mobile (ou seja não é ou era responsive) e ter desistido do que ia fazer! Isso é horrível para si mas também é muito mau para quem está do outro lado. Transpondo isto para a perspectiva das marcas verificamos que essas pessoas que desistem podem ser clientes que se estão a perder ou a deixar de ganhar. Evite este tipo de problemas investindo num website capaz e adaptador ao tempos modernos. 

Concluímos então que a estrutura, as imagens e o texto devem adaptar-se ao ecrã no qual estamos a consultar o website, tornando a navegação muito mais fluída e dinâmica.
Pense na mobilidade como um trunfo importante – as marcas passam a poder estar em todo o lado, em todas as alturas!


Sem comentários:

Enviar um comentário