quarta-feira, 27 de maio de 2015

TEMPO DE REPENSAR NO DESIGN


Para esta semana vamos abordar e levantar questões em torno da massificação do design. Tanto a nível de produto como o que é aplicado às marcas e à sua activação, tenham elas produtos ou serviços.

Este impacto massivo é constatado pelo estudo desenvolvido por David Carlson, autor de David Report, onde são abordas e estudadas questões relacionadas, não só, com o design mas também com a cultura e a comunicação. O que constatamos é que a fase de construção de uma cultura de design e linha de comunicação está a atingir a sua maturação. Portanto, as marcas necessitam de ter um pensamento mais sentido, mas objectivo e mais ao encontro da verdadeira identidade do seu publico. Se conseguirem transportar isso através do design do seu produto ou da comunicação do seu serviço têm aqui um preenchimento pleno de satisfação.

Este ‘excesso’ de design e marcas provem de um amadorismo ou ”made by own self” sem uma construção de qualidade em todos os sentidos, o que não só desprestigia a própria marca como polui e confunde o consumidor. Será bom este princípio? Com toda a certeza que não, o design não existe com esse principio.

Por outro lado temos um design assente numa base tradicional, sem uma linha de condução.


Onde há falhas nesta linguagem poderá haver desvios e tornar a marca menos perceptível com a massificação.

O que é proposto é que haja um “Rethink Design”.
Este repensar poderá estar projectado para uma descolagem do actual sentido, num pensamento que vai ao encontro das necessidades do consumidor, para um pensamento que acompanhe a sua evolução enquanto humano. Este propósito poderá ser personalizado ou mais transversal, segmentado para um público-alvo.

Isto necessita de verdadeiros pensadores de marcas. Conte connosco!

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