quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDA COMPRA SEMPRE?

Foto: Pinterest

Cada marca, num determinado ponto de venda, seja ele de que sector for (moda, grande consumo, electrodomésticos, etc) tem de se saber destacar. Destacar a marca num ponto de venda multimarca ou destacar um produto numa loja própria.
A partir daqui dá-se um fenómeno interessante e cativante, que é a procura por uma imensidão de respostas de forma a corresponder na sua plenitude às suas necessidades até ao momento da compra.

São imensos os critérios e elementos preponderantes para a tomada de decisão que obedecem a propostas de marketing, design, campanhas, de marca.

Por norma, quando um cliente chega ao ponto de venda pela marca, é fiel, tem um conhecimento imenso do produto e está à espera de encontrar o que procura ou de ser surpreendido para que as suas expectativas sejam superadas e alimentar a sua fidelização.
Como tal o produto deverá ter uma disposição funcional em lineares atractivos com fácil acesso à pré-experimentação (provadores, por exemplo), e a luz é um factor essencial para realçar o produto e para reproduzir a verdadeira forma de utilização do produto.

Por via da campanha, esta deve estar num local capaz de chamar à atenção, mais uma vez facilitando todo o percurso do consumidor. Hoje em dia com a massiva exposição dos media, a campanha tem um nível de percepção imenso e o cliente já memorizou tudo que a envolve e, claro está, o seu “objectivo de campanha”.

Já o design, se for ao nível do produto, prima pela sua funcionalidade, cor, impacto ou utilidade para o consumidor, o design de comunicação cativa pelos elementos gráficos e a utilização das cores certas que se associam a emoções diferentes, garantido o interesse imediato.

Por último, o marketing. Este processa o “elemento pensante”, ou seja, se o objectivo é levar o consumidor ao ponto de venda qual o caminho que a marca terá de percorrer até chegar à decisão do cliente e depois conseguir que ele volte?
Ou seja, todos os elementos de merchandising presentes no limiar da compra são comparáveis ao momento em que o jogador de futebol inicia o chuto para a baliza, ainda existe uma série de processos que são necessários ter em conta.

A Q'ria Ideias junto dos seus clientes desenvolve todo este processo, que além da análise de dados é também extremamente criativo, na implementação de novas lojas, remodelação, rebranding, etc.
Regina Blessa, reconhecida especialista em merchandising refere que "merchandising é qualquer técnica, acção ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores" (Merchandising no PDV, 2001)

Conclusão, o consumidor compra sempre que a marca quiser!

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