quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Iluminação numa Montra

Hoje em dia, e com a evolução da tecnologia, a iluminação de uma montra pode ser mais controlada e consequentemente mais dramática e criativa. A iluminação é considerada como um suporte da encenação representada através de uma montra. É também considerada como um dos elementos mais importantes (é o primeiro a ser instalado e o último a aparecer na composição). A luz, para além de participar nessa encenação, pode também colorir de forma diferente consoante o projecto pretendido.

É muito importante lembrar que uma iluminação eficaz e bem controlada pode ser o mote para a venda de um determinado produto exposto, criando assim uma impressão favorável e apelativa. Se a iluminação for bem executada, pode conduzir os olhos e a atenção do consumidor e destacar o produto ao nível da cor, textura, estilos e detalhes, enfatizando a qualidade do mesmo.Pode assim clarear o produto/ objecto, dar mais luminosidade, focar o produto, obscurecer cantos, delinear contornos ou criar sombras.

A iluminação numa montra possui dois tipos de objectivos: deverá dramatizar a cena onde o produto está exposto e, ao mesmo tempo, compreender as relações das cores originais do produto.A luz acarreta consigo dois parâmetros tais como a luminosidade (propriedade dos corpos iluminados pela luz difusa que circula no cenário iluminando o objecto por todo) e luminescência (propriedade dos corpos reflectirem a iluminação marcando sombras no cenário da montra).

Dicas: utilize um gel de cor mais claro da mesma família de cores do produto; crie efeitos de luz e sombras; crie pontos de luz para detalhes que pretenda sobressair; use uma cor quente no rosto do manequim para criar um efeito mais natural; utilize holofotes com cores monocromáticas ou graduação de cores; evite utilizar holofotes na cintura do manequim; e não se esqueça que uma montra com manequins pretende ser a representação de uma situação por isso crie ilusões e transmita o verdadeiro espírito teatral dramático.







(imagem da autoria de Q'ria Ideias)

Sem comentários:

Enviar um comentário