terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cor e Decoração nas Montras

Em termos visuais, a correcta utilização das cores numa montra, pode revelar-se como uma grande vantagem na hora de expor um produto. Com elas podemos transmitir mensagens, apresentar conceitos, despertar sentimentos ou emoções... e para isso torna-se imperativo conhecer o significado de cada cor para que assim, e em conformidade com o que se pretende transmitir, o consigamos fazer de forma mais clara.




Assim, recorremos à psicologia da cor que de forma mais ou menos subjectiva nos revela quais os sentimentos e percepções que cada cor desperta em nós. Importa aqui mencionar que o significado de cada uma pode variar havendo também as denominadas cores frias e quentes.

Branco: paz, pureza, inocência e simplicidade.
Preto: sofisticação, modernidade, mistério, medo, morte, poder e anonimato.
Amarelo: alegria, felicidade, optimismo e riqueza.
Laranja: criatividade, energia, entusiasmo e equilibrio.
Vermelho: força, amor, paixão, energia, fogo e revolução.
Magenta/Rosa: feminilidade, sensualidade, luxúria e desejo.
Violeta: criatividade, sabedoria, dor e espiritualidade.
Azul: austoridade, tecnologia, liberdade, confidência e hamonia.
Verde: esperança, juventude, primavera, boa sorte e natureza.
Castanho: natureza, estabilidade, segurança, calma e solidez.


No que respeita à decoração, é muito importante ter em mente que embora a decoração seja uma peça importante do puzzle, o produto exposto é aquele que deve assumir um maior destaque, sendo a decoração um complemento para o promover. A montra deve estar em conformidade com o conceito e a mensagem que se pretende transmitir e ao mesmo tempo devem ser utilizados materiais com qualidade. Hoje em dia, as montras mais ousadas e irreverentes são aquelas que transmitem mais personalidade e o facto é que existem inúmeras ferramentas e conceitos que tornam as montras cada vez mais únicas e especiais. No final devemos ter sempre em atenção se todos os produtos expostos estão bem visíveis, se os complementos da decoração estão bem montados e não representam qualquer perigo e claro, se não foram esquecidos nenhuns elementos da montagem/ limpeza.




Com estes dois conceitos e aliando-os a uma boa iluminação, a montra estará completa e pronta a ser apresentada ao público final.
(imagens retiradas do google images e da autoria de Monica Fernandes)

Sem comentários:

Enviar um comentário