quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Marketing Show 2010



Nos passados dias 29 e 30 de Outubro, realizou-se uma das maiores Conferências de Marketing na Exponor, o Marketing Show.

Durante dois dias, vários oradores debateram assuntos relacionados com os temas que tanto ouvimos falar nos dias que correm: marketing, inovação, criatividade e design. São estes factores que muitas vezes auxiliam as empresas a diferenciarem-se no mercado e a oferecerem produtos/serviços cada vez mais inovadores. Deste modo, e porque achamos que existem ideias centrais que devem ser reflectidas, partilhamos agora alguns conceitos debatidos na conferência:

- “Criatividade porque sim” – importância da criatividade como ferramenta de comunicação para combater a concorrência = diferenciação;
- É possível fazer acções poderosas a baixo custo;
- “Criar e gerir marcas com impacto” – algo que influencia positivamente algum acontecimento, seja no consumo, nas emoções, nas gerações, na comunicação ou nos hábitos para desta forma cativar os clientes/ consumidores;
- Para ter impacto tem que ser inesperado – é necessária uma expressão visual impactante e uma comunicação distintiva;
- É preciso “surpreender continuamente os consumidores e obter resultados” ou para obter resultados;
- "Para criar é preciso experimentar e arriscar para acertar";
- "É preciso estar atentos à realidade e ao que se passa à nossa volta pois só assim poderemos ter e desenvolver criatividade";
Foi unânime, quase todos os oradores defenderam que uma comunicação activa e diferenciadora é o começo de uma imagem que fica na memória dos consumidores. Do mesmo modo que a utilização das redes sociais facilita a interacção com os consumidores e permite criar uma relação mais próxima.

Assim, precisamos ser criativos, precisamos ser inovadores, precisamos arriscar sem medo e procurar algo que até hoje ninguém tenha feito porque num mercado cada vez mais concorrencial, é importante marcar um lugar diferenciador.

Sem comentários:

Enviar um comentário