quinta-feira, 1 de abril de 2010

"Troca-se por Arte"


Ana Luandina, fotógrafa, referiu que "há lojas lindissimas que às vezes as pessoas não vêem. Olham e não vêem. E acho que há artistas fantásticos que se metem na Miguel Bombarda e não saem dali (...) é arte nas montras. Não é para embelezar, é para enviar uma mensagem"

Este é o mote para o projecto "Troca-se por Arte". Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a fotógrafa Ana Luandina e a designer Paula Lopes, duas artistas portuenses que pretendem ocupar as montras de lojas de comércio tradicional com intervenções de vários artistas ligados à cidade. O objectivo é misturar produtos e, principalmente, misturar públicos.

O próximo "Troca-se por Arte" irá decorrer nos dias 16 e 17 de Abril em algumas lojas do centro do Porto (poderá conhecer todas as lojas que integram esta iniciativa em trocaseporarte.blogspot.com) e conta também com uma festa no dia 17 no bar Passos Manuel onde irá estrear o filme "A mãe que eu sempre sonhei" da cineasta Maria José Silva.
(imagem retirada de trocaseporarte.blogspot.com)

artigo adaptado de "Troca-se por Arte" da revista Time Out edição de Abril de 2010.

Para finalizar deixamos uma pergunta aos nossos leitores: será o vitrinismo uma arte? Não se esqueçam de analisar os vários elementos presentes e visíveis numa montra, desde simbolos, imagens, texto, afirmações e tudo isto num terreno comum. A junção de todos os elementos tem como finalidade comunicar uma mensagem do mesmo modo que as obras de arte transmitem algo a quem as aprecia.



Sem comentários:

Enviar um comentário