terça-feira, 21 de julho de 2009

Novas Formas de Comunicação



Tendo em conta a actual situação económica mundial e a necessidade de redução de custos por parte de algumas empresas, têm surgido novas formas de comunicação em detrimento das conhecidas formas convencionais. Surge então a necessidade de ir mais além e apostar sobretudo na relação entre as empresas e os clientes. Algumas empresas de luxo têm apostado essencialmente nos canais por via internet (filmes), e eventos relacionais como é o caso de jantares privados para atrair clientes por se revelarem mais eficazes e com custos mais reduzidos.

A Hermès é um óptimo exemplo de empresa que tem apostado cada vez mais em novas formas de comunicação sendo que apenas 1/3 do seu orçamento de marketing será gasto em publicidade convencional. «O resto do orçamento será gasto nas montras, exposições, operações privadas de relações públicas» (Patrick Thomas, director-executivo). Assim assiste-se ao nascimento de um novo paradigma do marketing onde existe a necessidade de comunicar de um para um, ao contrário do que acontecia antigamente onde a comunicação era realizada em massa. No que toca ao caso da Hermès, a internet tem sido um óptimo veículo de comunicação, tem impulsionado as vendas e permitiu realizar uma comunicação e publicidade mais direccionada para o público-alvo.

«Atribuímos a maior parte do nosso orçamento de marketing para salões automóveis», explicou Winkelmann, director-executivo da construtora de carros desportivos Lamborghini. Acrescenta ainda que hoje em dia a publicidade em televisão e revistas está banida e que os salões automóveis, as visitas às fábricas e o “product placement” (aparição de um produto num programa de televisão ou filme) são mais importantes para impulsionar a imagem da marca. Algumas acções deste tipo desenvolvidas pela empresa foram o aparecimento do produto em filmes tais como “Batman: The Dark Knight”e “Missão: Impossível III”. Organizou também a corrida “Gentlemen’s Trophy” exclusivamente para os seus clientes.

Marcas como Montblanc ou Parmigiani Fleurier têm apostado sobretudo em eventos exclusivos para clientes promovendo as relações entre si, presença em feiras e patrocínio a eventos de grande visibilidade.

Adaptado de “ Novas Vias de Comunicação”, portugaltextil.com, 2009.

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