O que nós vamos apresentar aqui é no fundo um método de
trabalho que permite de forma rotineira medir, comunicar ou planear um negócio.
Veja o marketing não como “a comunicação”, mas muito mais
que isso. É todo um processo de acompanhamento de mercado e esse mercado tem
que ser conhecido ao detalhe para efetivamente corresponder às necessidades que
vão apresentando.
1. Email Marketing
Se tem uma base de dados ou se conseguir reunir uma série de
contactos de potenciais clientes utilize uma plataforma de envio de e-mails.
Tente criar a sua plataforma de forma a ter o seu e-mail personalizado e com
uma linha de comunicação apontada para sua marca, com várias listas segmentadas
de potenciais clientes.
Se, eventualmente, essa plataforma tiver um leitor de
estatísticas poderia potenciar ajustes futuros e uma comunicação mais incisiva.
Mas este é um meio que será primário a par por exemplo de um
website ou das redes sociais. Primário com pelo facto de ser essencial ao
contacto e feedback com o cliente.
Através destas ferramentas poderá saber que caminho
cimentar.
2. Analytics
Com o propósito de seguir os seus clientes no online, e
então se tiver uma loja online melhor, há que saber qual a origem desses mesmos
clientes.
Verifique todos os dados possíveis numa fase inicial,
verifique desde o fluxo de comportamento, ao site de origem, bem como
localização. Isso irá permitir tomar medidas de comunicação mais agressivas.
Cruze com os seus contactos de Email Marketing.
Registe todos os meses estes valores e vá ajustando as suas
campanhas.
Como é óbvio falamos da ferramenta Google Analytics. É um
mundo! E poderá ser uma excelente ferramenta para apelar a acções, passar dados
concretos e que ajudem a sua agência a corresponder de forma eficaz.
3. Organizer
Será importante por via de um Excel bem definido ou até um
programa como o Wonderlist movimentar todas as tarefas e notas para um dado
evento, ação ou compromisso estratégico.
Se optar por um Excel esta folha de cálculo, se bem
estruturada, poderá partilhar numa dropbox, Google Drive ou servidor de modo a
que todos possam editar e torna-lo numa verdadeira ferramenta de organização
geral.
Estas ferramentas poderão ser extremamente úteis na passagem
de informação para um briefing ou até mesmo para a agência com quem trabalha,
além de o ajudar a conhecer melhor a marca, mais uma vez.
Se já tomou nota de tudo, agora siga-nos nas redes sociais
ou visite o nosso site.
Sem comentários:
Enviar um comentário